Se dormir nas ruas é uma realidade injusta e triste para mais de 800 milhões de pessoas, a situação para desabrigados em países frios é ainda pior. No entanto, se a desigualdade social e a questão da falta de moradia não são fáceis de resolver, existem algumas maneiras de oferecer mais dignidade a estas pessoas. Um bom exemplo é o que a cidade de Ulm, no estado alemão de Baden-Württemberg vem instalando cápsulas com isolamento térmico para essas pessoas passarem a noite.
Veja Também: Caixas de Leite: Transformando Lixo em Solução Para Projetos Sociais
Por dentro das cápsulas alemãs para desabrigados
Os dormitórios foram apelidados de Ulm Nest e representam uma alternativa mais agradável do que passar a noite ao ar livre com as baixíssimas temperaturas do inverno europeu. O design fechado e completamente isolado podem salvar a vida de muita gente. Não podemos esquecer que todos os anos centenas de pessoas morrem de frio na Europa.
As cápsulas, no entanto, são consideradas alternativas de emergência contra o congelamento das pessoas durante o inverno. Isto porque, a Alemanha, assim como outros países da Europa, oferecem uma série de medidas e auxílios para que as famílias de baixa renda não precisem viver nas ruas. Porém, algumas pessoas rejeitam estas medidas, ou simplesmente não são contempladas. Foi pensando nelas que os Ulm Nest foram criados.
Após inúmeros testes com especialistas de diferentes áreas, diversos protótipos foram criados até que o modelo final da cápsula fosse finalmente definido. Atualmente elas são feitas de madeira ecológica sólida e aço com revestimento em pó. Após a montagem, a madeira é vedada com um esmalte, para que possa resistir às condições climáticas esperadas.
Para garantir a segurança das pessoas, as cápsulas possuem vários sensores com GPS, temperatura e umidade, fumaça e CO2, além de detecção de movimento no interior, verificação eletrônica do travamento do interior, sistema de iluminação geral, alarme e sistema de ventilação. Através deste sistema inteligente, todas as informações fornecidas pelos sensores são registradas em uma unidade de controle central, armazenadas e transmitidas para um servidor de dados. Fácil de transportar e de manter a higiene, as cápsulas nunca se mostraram tão essenciais, ainda mais em tempos de pandemia e isolamento social!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Você poderia compartilhar suas impressões sobre essa proposta na seção de comentários abaixo? Estamos ansioso para saber o que você pensa!
Veja Também:
Fonte: Bright Vibes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.