O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos principais hubs aéreos do Brasil, está prestes a receber uma reforma arquitetônica histórica. Sua administradora, a Aena, apresentou recentemente um plano ambicioso que prevê até mesmo a transformação de um antigo hangar da lendária Varig em sala de embarque futurista. Isso deve redefinir completamente a experiência dos passageiros, rumo a um futuro vibrante e eficiente. Confira mais detalhes no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Veja Também: EMAS: conheça a tecnologia de Segurança em Aeroportos implantada em Congonhas
A proposta para o Aeroporto de Congonhas
Para atender os novos padrões de excelência na aviação, a Aena prepara grandes novidades para Congonhas. O aeroporto enfrenta hoje desafios consideráveis, como a falta de capacidade de pátio, o conflito entre tráfego da aviação executiva e comercial, e ausência de pista de saída rápida. A princípio, seria preciso substituir grande parte das estruturas existentes, com exceção das últimas posições de embarque.
Veja como será a transformação e as principais novidades no novo Aeroporto de Congonhas: pic.twitter.com/ZuENOFgA4a
— AEROIN (@aero_in) March 25, 2024
LEIA MAIS
O plano agora é incluir a construção de um novo terminal, expandir a capacidade do pátio, criar novas pistas de táxi e um píer paralelo às pistas, aumentando a capacidade de embarque em pontes de 13 para 19 aviões. A previsão de conclusão é 2028, com obras realizadas em fases, sem interrupções operacionais significativas.
Veja Também: Os 10 aeroportos com pousos mais perigosos do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Detalhes da nova estrutura
Conforme as imagens apresentadas pela Aena, o novo terminal de Congonhas será erguido na área dos hangares da GOL, com acesso direto à Linha 17-Ouro do Metrô (ainda em construção), facilitando a conexão dos passageiros com o centro da cidade. Então, o atual terminal, depois de reformado, deve ganhar esteiras de bagagens e será dedicado ao desembarque. Já a saída será feita pelas escadas rolantes do saguão principal.
Mas o detalhe mais importante que queremos destacar desse projeto é a preservação do passado. O hangar tombado da Varig em Congonhas será mantido e revitalizado, sendo transformado em sala de embarque para posições remotas. É uma forma de manter viva parte da história da aviação brasileira.
Um novo capítulo para o hangar da Varig
O antigo hangar da Varig, o hangar 4, erguido em 1948, fica no coração do Aeroporto de Congonhas e guarda muitas histórias da aviação brasileira, símbolo de pioneirismo e conquistas. Ele deve renascer como uma moderna sala de embarque, unindo passado e futuro em uma experiência única para os passageiros.
A Aena promete um "tratamento especial" para preservação desse patrimônio. Inclusive, o diretor-executivo do aeroporto assegurou em entrevistas que cada detalhe será mantido, respeitando a obrigação de preservação e garantindo que a alma do edifício permaneça intacta, mesmo com a modernização ao seu redor.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A estrutura original já é bastante imponente - testemunha silenciosa da evolução desse aeroporto - com madeira triarticulada, uma técnica construtiva já obsoleta, mas que continua a encantar e inspirar até os dias de hoje. Não à toa, ele foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (Conpresp) em 2011.
Transformação para sala de embarque
O hangar da Varig está localizado em um ponto bastante estratégico, próximo à Portaria 2 da GOL Linhas Aéreas. Originalmente, ele foi destinado à manutenção pesada de aeronaves. Agora, ganhará dez novos portões, ponto de partida para os ônibus que conduzirão os passageiros até suas aeronaves.
Por hora, a iniciativa já está envolvendo um investimento de R$ 2 bilhões. Espera-se, em troca, além da melhoria na infraestrutura aeroportuária, impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região.
De fato, esse projeto representa um passo significativo em direção a um futuro mais próspero e conectado para São Paulo e para o Brasil. E o melhor, aliando passado e futuro em prol da inovação. Estamos ansiosos para ver os resultados dessa obra de engenharia!
Veja Também:
Receba as últimas notícias diretamente no seu celular! Clique para acessar o canal de Engenharia no Telegram. Explore também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.