Para quem viveu os anos oitenta, a estreia do novo capítulo da história de Top Gun, com 'Top Gun: Maverick' era algo bastante aguardado. Claro que o trabalho de atuação de Tom Cruise contribui para que ambos os filmes sejam um sucesso.
Contudo, queremos comentar hoje sobre uma protagonista muito especial dessas produções, a Engenharia. Sim, pois não podemos nos esquecer de que essas narrativas acontecem em torno de personagens que desejam ser grandes pilotos de aeronaves. Mas a pergunta que fica é "Quais aviões teriam sido utilizados nessas versões?"; lembrando que, em 1986, o grande destaque foi o caça F-14, hoje praticamente peça de museu. Então, respondendo, confira a lista a seguir!
1. F/A-18E Super Hornet
Essa aeronave, cujo projeto surgiu nos anos 60, é a substituta da F-14 Tomcat. Seu primeiro voo foi em 1978, sofrendo melhorias desde então. Entrou em serviço em 1999, tornando- se o avião padrão da Marinha dos Estados Unidos. A saber, sua versão de dois lugares vem com múltiplas funções, como treinamento, interdição aérea, guerra eletrônica, entre outros.
2. P-51 Mustang
A primeira vez que uma aeronave dessa linha voou foi em 1940. Criado pela North American Aviation, esse caça de longo alcance já serviu para escoltar bombardeiros aliados que voavam sobre o espaço aéreo alemão na Segunda Guerra Mundial.
3. Su-57
Esse poderoso avião caça de quinta geração foi desenvolvido pela Sukhoi como resposta russa ao F-22 Raptor nos anos 2000. Seu primeiro voo aconteceu em 2010, e usado pela força aérea russa em 2020 depois de diversos atrasos no seu desenvolvimento e aprimoramento - sendo que, atualmente, há cinco unidades em serviço e dez em testes. Algo que chama atenção no seu design é o uso de motores Saturn AL-41F1, com elevada assinatura infravermelha, térmica e sonora. Há planos que os mesmos sejam substituídos em breve pelo modelo de motor do futuro Su-75 Checkmate.
4. F-14 Tomcat
Vamos voltar ao F-14, substituto dos F-4 Phantom II e um dos caças mais populares de todos os tempos. Ele foi o maior destaque do primeiro filme 'Top Gun: Ases Indomáveis', com suas asas de geometria variável. Sua criação ocorreu nos anos 60, com as mais avançadas tecnologias da época e tradução de aprendizados adquiridos pela Engenharia com a Guerra do Vietnã. Foi o primeiro avião da chamada Teen Série, a série de caças que incluía o F-15, F-16 e F/A-18. E, infelizmente, altamente exportado para a Força Aérea da República Islâmica do Irã, acabou se tornando uma força hostil contra os interesses dos Estados Unidos e seus aliados. Ainda hoje, o Irã mantém alguns F-14 em condições de voo. Mas seu último voo para os Estados Unidos realmente aconteceu há 16 anos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Aviões poderão atingir até 5 vezes a velocidade do som para transporte de passageiros
Fontes: UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.