Engenharia 360

O que são curvas de nível e como fazer a sua medição?

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/11/2024 5 min
Imagem de Freepik

O que são curvas de nível e como fazer a sua medição?

por Redação 360 | 08/11/2024
Imagem de Freepik
Engenharia 360

As curvas de nível também são conhecidas como linhas isoípsas ou linhas imaginárias que conectam pontos de mesma altitude em um mapa. Traduzindo, elas são uma representação visual (de bidimensional para tridimensional) dos terrenos, permitindo a compreensão profunda de sua topografia. Na prática, é assim que os engenheiros distinguem nos desenhos se estão vendo planícies ou montanhas, áreas íngremes ou acidentadas. Veja mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Como as curvas de níveis são representadas?

Quando vamos realizar uma obra de engenharia ou arquitetura, entendemos a importância do estudo de topografia. As curvas de nível vistas em desenhos técnicos desempenham um papel fundamental em estudos de terraplanagem, drenagem, contenção de água e mais. Essas informações vão indicar, por exemplo, áreas propensas a erosão, acúmulo de líquido ou com menos risco para deslizamentos. São dados essenciais em projetos de construção, planejamento agrícola e gestão ambiental.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

medição de curvas de nível
Imagem reproduzida de DronEng

A representação de relevos e elevações de uma área específica deve seguir convenções determinadas pelas normas técnicas. Mas, no geral, é simples! Nos desenhos, quanto mais próximas essas curvas estiverem, isso indica uma elevação mais acentuada ou maior inclinação de terreno. Por outro lado, quanto essas curvas estão mais distantes, isso indica relevo suave.

medição de curvas de nível
Imagem reproduzida de Brasil Escola - UOL

Ao olhar um mapa, será possível identificar alguns números, eles indicam as cotas altimétricas ou as altitudes. Todo padrão em "V" aponta a existência de um vale. Já se houver uma linha cruzando esse "V", é porque tem um curso d'água presente. Por fim, uma concentração de linhas curvas representa áreas íngremes e poucas linhas uma superfície mais plana.

Veja Também: Topografia Operativa: Repensando a Preservação Verde"

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tipos de curvas de nível

Existem três tipos principais de curvas de nível que podem ser identificadas em mapas topográficos, cada tipo desempenhando um papel na interpretação do relevo. São elas:

  • Curvas mestras: São mais grossas e numeradas; ocorrem a cada cinco curvas.
  • Curvas intermediárias: Representam altitudes entre as mestras.
  • Curvas padrão: São contínuas e representam cotas altimétricas comuns.

Como medir as curvas de nível?

O primeiro passo para medir as curvas de nível de um terreno é realizar o seu levantamento topográfico, o que envolve coleta de dados de altimetria e planimetria das áreas. Vale destacar que, nesta etapa, pode-se fazer isso de equipamentos manuais, como os teodolitos e níveis, ou fazer uso de equipamentos eletrônicos, que permitem uma determinação de ângulos e distâncias com melhor precisão. Um exemplo são os níveis ópticos, ferramentas que permitem a medição de diferentes alturas.

Atualmente, uma técnica bastante explorada para geração de modelos digitais de terreno é a fotometria, que permite uma coleta mais rápida e abrangente de dados altimétricos. Dentre os softwares mais explorados estão o ArcGIS e QGIS, que se valem de algoritmos para a interpolação de dados e geração de curvas de nível.

medição de curvas de nível
Imagem de kjpargeter em Freepik

Aliás, na interpolação, é levado em consideração a inclinação natural do terreno entre dois pontos medidos. E para garantir precisão, recomenda-se coletar um número adequado de pontos: para áreas planas de 30 a 50 pontos (extrapolando a área de interesse para evitar efeitos de borda), e para áreas acidentadas a maior densidade de pontos possível. A norma NBR 13.133 fornece diretrizes sobre a densidade mínima necessária.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Equidistância vertical

A equidistância vertical é um conceito fundamental na representação das curvas de nível em desenhos técnicos. Isso tem a ver com a distância vertical entre duas curvas consecutivas - o que varia conforme a escala do mapa.

  • Em uma escala 1:250.000, pode ser 100 metros.
  • Em uma escala 1:100.000, pode ser 50 metros.
  • Em uma escala 1:50.000, pode ser 20 metros.

Resumindo, a equidistância deve ser menor para garantir um detalhamento adequado do terreno. Quanto mais acidentado, menor esse número; enquanto um número maior sugere um terreno mais suave.

medição de curvas de nível
Imagem reproduzida de Brasil Escola - UOL
medição de curvas de nível
Imagem reproduzida de GeoSensori

Qual a importância das curvas de nível na engenharia?

Não poderíamos terminar este artigo sem destacar mais uma vez a importância das curvas de nível na engenharia. Seu entendimento é essencial para o planejamento eficaz de projetos. Seus dados revelam se o terreno escolhido é o local ideal ou não para construções, se há riscos de erosão e infiltração, se é preciso fazer irrigação ou terraceamento, e até o escoamento de água.

Ou seja, as curvas de nível demonstram como realizar a gestão eficiente do uso do solo e a preservação ambiental.

medição de curvas de nível
Imagem de Freepik

Na agricultura e construção civil

Ao otimizar a distribuição de água e evitar erosão do solo, pode-se ter uma terra mais saudável, aumentando a produtividade na agricultura. Com o planejamento da disposição de distribuição da irrigação, garantindo que a água chegue uniforme em todas as áreas da plantação, se evita a saturação em algumas regiões e a seca em outras, contribuindo para um manejo hídrico mais eficiente.

As curvas de nível também contribuem para a delimitação de bacias hidrográficas e, assim, identificação de áreas para captação e escoamento das águas, vital para sistemas de drenagem e gestão de recursos hídricos.

Para completar, na engenharia civil, as curvas de nível são utilizadas para planejar a construção de estradas, edifícios e outras infraestruturas. Elas ajudam no entendimento das condições do solo e no desenvolvimento de soluções para desafios topográficos.

Veja Também: A Importância da Topografia na Engenharia Civil


Fontes: Blog Adenilson Giovanini, GEO Sensori, UOL, Blog MF Rural.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo