Engenharia 360

Raio de maior duração e mais longo: recordes da Meteorologia são registrados pela OMM

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/02/2022 2 min

Raio de maior duração e mais longo: recordes da Meteorologia são registrados pela OMM

por Redação 360 | 21/02/2022
Engenharia 360

Recentemente, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) registrou bem aqui no Brasil o raio de maior duração. Pouco tempo depois, esse recorde foi batido por uma tempestade elétrica que passou entre a região do Uruguai e Argentina. Mas na metade de 2020, um registro impressionante foi feito, o raio mais “longo” ou maior do mundo. Ele simplesmente percorreu quase 800 km, cruzando três estados do sul dos Estados Unidos – Texas, Louisiana e Mississippi – num total de 17,102 segundos. Só para saber, um fenômeno assim é muito, mas muito raro!

tempestades elétricas
Registro tempestade recorde na América do Sul – Imagem reproduzida de TN Sul
tempestades elétricas
Registo tempestade elétrica no Rio Grande do Sul – Imagem reproduzida de Metrópoles
tempestades elétricas
Registro maio raio que caiu nos Estados Unidos – Imagem reproduzida de G1 – Globo
tempestades elétricas
Ilustração da distância percorrida pelos raios na América do Sul e Estados Unidos – Imagem reproduzida de Canaltech

Como são feitos os registros

De acordo com os especialistas, o registro oficial de fenômenos extremos, como os raios, se baseia na tecnologia de satélite. Medições importantes assim são validadas pela organização da ONU e publicadas no Boletim da Sociedade Meteorológica Americana, por exemplo. E quanto mais as técnicas de detecção são aprimoradas e ficam sofisticadas, mais será fácil fazer outros registros de fenômenos meteorológicos e climáticos extremos.

Sobre o perigo dos raios

“Os raios são um perigo importante e muitas pessoas morrem anualmente.”, “Esses novos registros destacam a preocupação grave com a segurança pública associada às nuvens eletrificadas, as quais produzem raios que podem percorrer distâncias consideráveis.” – secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

E, por favor, não tente se abrigar de raios perto de postes, cercas elétricas e árvores. O melhor para se proteger é ficar dentro de grandes edifícios, com fiação e encanamento, ou veículos totalmente fechados com teto de metal.

Veja Também: Como proteger os edifícios dos raios [e qual a importância disso]


Fontes: G1.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo