Lâmpadas inteligentes não são novidade. Mas a linha Helia, da startup californiana Soraa, é diferente: ela recria a sensação de luz natural. De LED, ela possui um sensor que emite luz azul brilhante pela manhã, quando as pessoas geralmente acordam, e reduz lentamente a quantidade de luz até o horário do pôr do sol, eliminando esse brilho por completo.
Sabe-se que a luz azul emitida pela tela de smartphones, tablets, notebooks e aparelhos de TV prejudica o sono, enquanto as lâmpadas inteligentes facilitam as atividades antes de dormir, quando nossos olhos e cérebro já estão cansados.
Embora seja parecida com o Night Shift, da Apple, os fabricantes garantem que o diferencial está no espectro que elimina completamente a luz azul. Enquanto o gadget da Apple altera a temperatura da cor do monitor para tornar a luz mais quente à noite, a lâmpada da Soraa evita a luz alaranjada.
Por outro lado, a luz emitida pela lâmpada inteligente também não tem o mesmo brilho branco de um LED regular. Basta comparar os dois produtos, lado a lado, para notar a diferença: a luz da Helia é mais suave e ofusca menos a vista.