Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Já ouviu falar em "economia besta"?

por Douglas Pinho Soares | 15/12/2016
Copiado!

Economizar é uns dos bons hábitos para uma pessoa viver com maior estabilidade financeira. A economia começa quando a pessoa deixa de comprar algo supérfluo ou passa a substituir um produto mais barato que pode ser tão útil quanto um de maior valor. É como fazer uma dieta hipocalórica e ir substituindo aos poucos os alimentos saudáveis pelo fast food. A dieta irá evitar que o ponteiro da balança continue aumentando e a economia evitará que seu bolso fique cada vez mais vazio.
shutterstock_536072614
 
Você provavelmente já ouviu falar no termo popularmente conhecido como a “economia besta”. É a aquela que pode lhe trazer prejuízos irreversíveis. Isto acontece porque as pessoas ignoram os riscos e acham que o pior não vai acontecer. Se engana quem pensa assim e não toma cuidado evitar uma economia desnecessária capaz de resultar em um acidente com lesão permanente ou até mesmo na fatalidade.

Segundo Henry Ford, a economia, frequentemente, não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo.

Quantos acidentes poderiam ter sido evitados se as pessoas não tivessem economizado na compra de um bom pneu, no combustível e na revisão do veículo? Quantas fatalidades deixariam de ter acontecido nas empresas que tem economizado na compra de equipamentos de proteção individuais e coletivos, na contratação de técnicos de segurança para dar treinamento periódico aos funcionários, na compra de materiais mais resistentes ao esforço que se submetem, no investimento maior da elaboração de um projeto e na sinalização de segurança nos locais que podem ocorrer maiores riscos de acidentes?
Muitas pessoas ignoram os riscos e pensam que os acidentes simplesmente acontecem e que uma hora ou outra algo teria de dar errado. Essa desculpa é muitas vezes usada por pessoas que acabam sendo as principais responsáveis (ou seria melhor dizer irresponsáveis) por adotarem uma economia desnecessária. Tome cuidado para não adotar essa economia que pode lhe trazer grandes prejuízos financeiros assim como a restrição de certos nutrientes pode trazer sérios problemas para a sua saúde.

Copiado!

Comentários