Desde o início da quarentena em São Paulo, dia 24 de março, o índice de poluição no ar caiu abruptamente. A principal razão foi a redução da circulação de veículos na capital e em todo Estado.
Muitas empresas adotaram o home office como modelo de trabalho desde o início da pandemia. Em decorrência de tal mudança, milhares de pessoas deixaram de ir e vir com seus automóveis.
A partir disso, rapidamente foi possível perceber os efeitos do distanciamento social no ar.

Redução maior no centro
No dia 8 de abril, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou uma avaliação comparativa dos indicativos de poluição entre os dias 15 e 21 de março e 22 e 28 de março.
E os números impressionam: em um curto período de tempo a poluição despencou 50% na capital paulista. Foi observado nessa pesquisa que cada região da metrópole sofreu queda em medidas diferentes. A mais significativa ocorreu no centro da cidade.
Constatou-se também uma contração em 30% no que se refere a substâncias nocivas ao sistema respiratório. Afinal, tais poluentes são, em sua maioria, oriundos da queima de combustíveis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os habitantes da cidade, que não estavam acostumados a ver estrelas ao cair da noite, se depararam com um cenário completamente diferente.

Menos poluição na água
A menor circulação de veículos no Rodoanel, na Imigrantes e Anchieta beneficiou o ar na região da represa Billings. Mas, além disso, a qualidade da água melhorou, o que pode ser sentido por quase dois milhões de pessoas que são abastecidas pela represa.
Até a fauna paulista colheu frutos do baixo índice de poluição na quarentena. Segundo especialistas, a ave pantaneira Coró-Coró surgiu no Parque do Ibirapuera pela primeira vez.

Crédito: Diego Hemkemeier Silva / G1
Reabertura mudará esse cenário
A máxima “o que é bom dura pouco” faz todo o sentido para os números positivos referentes à poluição ambiental. Isso por que dia 8 de junho, João Dória, governador de São Paulo, juntamente com o prefeito da cidade, Bruno Covas, anunciaram a reabertura gradual da economia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Lojas e shoppings receberam o aval para abrirem suas portas ao público com horário reduzido. A medida foi tomada mesmo diante do crescimento de casos de Covid-19 tanto na capital, quanto em demais municípios do Estado.
Com a volta gradual da sociedade na rua, já temos visto maior circulação de carros. A tendência, então, é que o índice de poluição volte a subir.
Referências: G1 / G1 / Veja Saúde / Agora São Paulo
E você, o que acha disso? Conta para a gente nos comentários!
Comentários
Clara
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.
