Engenharia 360

Rede de supermercados inaugura no Paraná supermercado autônomo, sem atendimento humano

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Rede de supermercados inaugura no Paraná supermercado autônomo, sem atendimento humano

por Redação 360 | 08/12/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

O exemplo de empreendimento que trazemos para este texto não é inédito no mundo. Contudo, supermercado autônomo não é algo que ouvimos dizer que poderia dar certo no Brasil. Sabemos dos grandes desafios que os padrões de comportamento de nossa sociedade impõem sobre planos de negócios como este. E, mesmo assim, a rede Muffato – conhecida pela compra de lojas Makro em São Paulo – apostou na ideia e abriu o primeiro modelo de supermercado autônomo da América Latina, sem atendimento humano, no estado Paraná.

Como funciona a loja?

Nesse novo supermercado autônomo, de 250 m², os clientes conduzem os pagamentos automaticamente. Espera, sim, já vimos modelos de caixas semelhantes funcionando em diversas lojas pelo Brasil. Agora, imagine uma unidade inteira funcionando assim, sem que precise de funcionários atendentes. Foi um projeto complexo, em que a Muffato investiu R $10 milhões para fazer funcionar. E, por hora, tem dando certo!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O sistema funciona por meio de um aplicativo que leva o nome da empresa. Os clientes precisam acessar o estabelecimento pelo celular. Ao passar pela porta eletrônica de entrada, eles precisam ativar um QR code no aplicativo instalado no seu aparelho. Detalhe: depois disso, tudo que as pessoas fizerem dentro da loja ficará registrado na central computacional. Para isso, foram espalhados quase 4 mil sensores para a captação de movimento de deslocamento.

“(…) o sistema foi treinado para reconhecer todos os itens à venda.” – José Maria Duarte, gerente de operações da Sensei, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Como são cobrados os produtos nesse supermercado autônomo?

Tudo que é retirado das prateleiras é contabilizado. Para desistir da compra, o cliente precisa colocar o item de volta no mesmo lugar onde retirou, e os sensores e as prateleiras inteligentes captam a informação e lançam a baixa no sistema. O aplicativo faz todo o cálculo e debita no cartão de crédito cadastrado. A ideia da empresa também é permitir logo o uso de Pix. Atenção: não há reconhecimento facial, o rastreio é apenas pela posição da pessoa.

Mais informações sobre este supermercado autônomo no Paraná:

  • A Muffato deve manter no quadro de funcionários apenas sete pessoas, responsáveis pelo atendimento ao cliente e pela gestão de estoque.
  • As etiquetas de preços da loja são digitais.
  • As prateleiras inteligentes fazem cálculos com base no peso sobre elas.
  • Os preços são exibidos em telas que usam tecnologia parecida com a do leitor digital Kindle.
  • E os valores podem ser modificados na tela, em tempo real, inclusive as promoções vigentes.
supermercado autônomo Paraná Brasil
Imagem reproduzida de Mundo Conectado
supermercado autônomo Paraná Brasil
Imagem reproduzida de Revista OESTE
supermercado autônomo Paraná Brasil
Imagem reproduzida de O Maringá
supermercado autônomo Paraná Brasil
Imagem reproduzida de Revista OESTE
supermercado autônomo Paraná Brasil
Imagem reproduzida de UOL Economia
supermercado autônomo Paraná Brasil
Imagem reproduzida de Mercado e Consumo

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: UOL.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo