Engenharia 360

Idosos cujas ações - ou missões de vida - são inspiradoras e merecem nosso reconhecimento

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/10/2022 | Atualizado à 1 dia 4 min

Idosos cujas ações - ou missões de vida - são inspiradoras e merecem nosso reconhecimento

por Redação 360 | 24/10/2022 | Atualizado à 1 dia
Engenharia 360

Imagina olhar para o cenário global de hoje e se colocar como indiferente a tudo que acontece. Impossível, não é mesmo? Certamente não podemos simplesmente dar as costas aos problemas, fingindo que eles não existem ou que não nos dizem respeito. Ao contrário, devemos encará-los de frente, usando ao máximo nossas habilidades e conhecimentos adquiridos – independente de sermos jovens ou idosos – para transformar o mundo em um lugar melhor de se viver.

O texto a seguir apresenta os exemplos de dois homens já idosos que usam todas suas forças – físicas e mentais – para retribuir à Terra a alegria por estarem vivos. Eles ultrapassaram a barreira do egoísmo e passaram a doar o seu tempo para projetos que julgam ser a missão de suas jornadas. Não como um capítulo final de suas histórias, mas o começo de uma revolução de ideias que desejam compartilhar com seus irmãos, ou seja, todos nós!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um dos maiores parques lineares do mundo

O paulista e administrador Hélio da Silva, de 71 anos, conseguiu sozinho, durante quase 20 anos, plantar 37 mil árvores na segunda região menos arborizada da maior cidade do Brasil. Esse esforço resultou na criação de um dos maiores parques lineares do mundo, começando pelo resgate do paisagismo das margens do córrego Tiquatira, na zona Leste de São Paulo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

idoso - inventor e criador
Imagem reproduzida de Espaço Democrático
idoso - inventor e criador
Imagem reproduzida de Wikipédia

Agora, não pense que a coisa foi fácil para Hélio! Seu projeto sofreu, ao longo dos anos, alguns atos de vandalismos. O lado bom é que, ao mesmo tempo, ele conseguiu articular com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria de Meio Ambiente o aproveitamento da área, e do lindo visual das árvores já crescidas, para a criação do parque.

idoso - inventor e criador
Imagem reproduzida de VEJA SÃO PAULO

Hélio tomou cuidado de selecionar a dedo as espécies que iria plantar, começando por Jacarandás e Jequitibás, nativas da Mata Atlântica. Ele sabia que o solo era fértil, tornando a tarefa mais fácil – embora ainda bastante complexa, pois plantar espécies erradas no lugar errado é sempre um problema. Com liberdade para plantar, o empresário já arborizou ruas e o piscinão que atende o bairro da Penha. Detalhe, tudo isso sem ajuda de nenhum vizinho ou instituição!

O que lhe motiva? Simplesmente o amor pela cidade que o acolheu a tantos anos, depois de ter vindo do interior para estudar e trabalhar, ainda com 8 anos.

idoso - inventor e criador
Imagem reproduzida de G1 – Globo

Veja Também: Conheça a história do agricultor suíço que ensina os brasileiros a “plantar água”

Turbina eólica gigante mais potente que modelos tradicionais

O alemão e engenheiro mecânico Horst Bendix, de 92 anos, nascido em Leipzig, desenvolveu uma tecnologia – já patenteada e aguardando um protótipo – incrivelmente promissora que vem trazendo esperança no combate às mudanças climáticas. Trata-se de uma turbina eólica gigante e com potencial de gerar três vezes mais eletricidade do que o convencional – já que as últimas inovações em energia eólica, em comparação aos painéis solares, são menores e menos eficazes. Além disso, ela reduziria o peso das torres pela metade e permitiria grandes economias em termos de construção.

idoso - inventor e criador
Imagem reproduzida de deutschland.de

Esta turbina eólica seria de alta altitude, voltada para áreas interiores com baixo vento. Um detalhe deste projeto é a altura proposta para a peça de conexão entre as lâminas e o eixo principal, muito maior do que qualquer coisa construída até agora, além de uma estrutura em forma de tripé. Lembrando que as forças de reflexão não permitem a construção de turbinas eólicas com muitos metros. A maior hoje no mundo em operação, a Haiade-X 14, tem altura de 260 metros.

idoso - inventor e criador
Imagem reproduzida de deutschland.de

Agora, o aposentado quer aerogeradores de até 400 metros! A ideia dele é substituir a torre, o pilar das turbinas eólicas, por uma construção composta por uma coluna vertical e duas colunas de suporte. Outra coisa é que o gerador de eletricidade não estaria na mesma posição, onde são abrigados os elementos mecânicos e elétricos, mas na parte inferior, recebendo energia fornecida pela rotação das lâminas através de um sistema de correias, como uma corrente de bicicleta de grandes dimensões. O modelo já é considerado um bom exemplo para a transição energética!

idoso - inventor e criador
Imagem reproduzida de Xataka

Veja Também: Engenheiro de 82 anos cria máquina capaz de “tirar” água do deserto


Fontes: Um só planeta, Click Petróleo e Gás, Exame.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo