A desinformação é um tema muito caro à contemporaneidade. Cada vez mais se discute sobre como o fenômeno das fake news influencia pessoas e sociedades, desde brigas familiares até eleições nacionais ao redor do mundo. Apesar de não ser uma prática tão nova assim, a disseminação de notícias falsas ganha na Internet uma proporção nunca antes vista.
A fim de combater a desinformação, a empresa Google, uma das multinacionais de tecnologia mais famosas do mundo, no final do mês de Março, anunciou a doação de $25 milhões de euros ao Fundo Europeu de Mídia e Informação - ou US$ 29 milhões -, ou EMIF, na sigla original do nome. O EMIF é gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian. E seu propósito é financiar pesquisadores, verificadores de fatos e demais organizações que participam na luta contra a disseminação de informações falsas.
Questão das fake news se torna sensível na Pandemia
O líder de negócios e operações da Google para Europa, Oriente Médio e África, Matt Brittin, afirmou, em texto oficial publicado recentemente: “Enquanto navegávamos no mar de incertezas e desafios no ano passado, ficou comprovada a necessidade das pessoas de acessar informações exatas, e separar os fatos da ficção”. Ou seja, é evidente que fomentar a checagem de fatos se torna mais do que necessário em momentos de insegurança sanitária.
O Fundo de Mídia e Informação Europeu não foi pensado para funcionar permanentemente. A intenção é que a entidade incentive pesquisas e checagem de fake news em diversos níveis institucionais durante cinco anos. E neste meio tempo, Universidades, agências de checagem, jornais, entre outros serão beneficiados pela ação!
No Brasil, existem organizações de fact-checking desde 2015, com a criação da Agência Lupa, que faz parte do International Fact-Checking - IFCN -, fundada pelo Poynter Institute. Sendo assim, a metodologia e princípios da agência são internacionalizados, e atualizados constantemente de acordo com o combate às fake news no mundo todo.
E você, o que achou da iniciativa do Google? Conte nos comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: olhardigital; Reuters.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.