Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Garota de 13 anos desenvolve método para gerar energia limpa por 5 dólares

por Larissa Fereguetti | 10/11/2016
Copiado!

Maanasa Mendu é uma pequena cientista. Aos 13 anos, ela desenvolveu um dispositivo para obter energia renovável por apenas 5 dólares e ganhou um prêmio (merecido!) por isso.

Imagem: scientistalert.com

Imagem: scientistalert.com

Mendu ganhou o prêmio Discovery Education 3M Young Scientist Challenge, recebendo o valor de 25.000 dólares. Ao participar do concurso, Maanasa teve como mentora a engenheira Margaux Mitera, que auxiliou na adaptação de melhorias no projeto inicial.

A princípio, a ideia de Maanasa era produzir apenas energia eólica. Foi com a ajuda de sua mentora que ela implementou a obtenção de energia de mais de uma fonte. No vídeo abaixo é possível ver a ideia inicial, apresentada pela própria Maanasa:

Depois do auxílio de Margaux Mitera e das adaptações, o projeto final ficou assim:

Imagem: businessinsider.com

Imagem: businessinsider.com

No projeto atual, a energia é produzida quando o vento, a chuva ou a radiação solar atingem as “folhas” do dispositivo. Uma célula fotovoltaica capta a energia solar e um material piezoelétrico produz tensão elétrica quando o ventou ou a chuva exercem vibração sobre o mesmo.

A ideia do projeto surgiu depois que a pequena cientista visitou a Índia e voltou para os Estados Unidos assustada com a quantidade de pessoas que não têm acesso à água limpa ou energia elétrica. Agora, Mendu planeja desenvolver mais o seu protótipo, realizando testes e, em breve, disponibilizar para a comercialização.

O exemplo de Maanasa (e de todos os outros pequenos cientistas que participam de concursos e feiras de ciências) demonstra que não é necessário estar na faculdade ou ser formado para desenvolver qualquer coisa, basta ter o interesse e correr atrás. Ainda, ressalta a importância de incentivar as crianças a ter mais contato com a ciência, pois as pequenas mentes podem fazer descobertas brilhantes e que, muitas vezes, nem passam pela cabeça dos adultos.

Referências: Young Scientist Challenge; Business Insider.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários