Engenharia 360

Garota de 13 anos desenvolve método para gerar energia limpa por 5 dólares

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 10/11/2016 | Atualizado em 12/05/2022 2 min

Garota de 13 anos desenvolve método para gerar energia limpa por 5 dólares

por Larissa Fereguetti | 10/11/2016 | Atualizado em 12/05/2022
Engenharia 360

Maanasa Mendu é uma pequena cientista. Aos 13 anos, ela desenvolveu um dispositivo para obter energia renovável por apenas 5 dólares e ganhou um prêmio (merecido!) por isso.

Imagem: scientistalert.com

Imagem: scientistalert.com

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mendu ganhou o prêmio Discovery Education 3M Young Scientist Challenge, recebendo o valor de 25.000 dólares. Ao participar do concurso, Maanasa teve como mentora a engenheira Margaux Mitera, que auxiliou na adaptação de melhorias no projeto inicial.

A princípio, a ideia de Maanasa era produzir apenas energia eólica. Foi com a ajuda de sua mentora que ela implementou a obtenção de energia de mais de uma fonte. No vídeo abaixo é possível ver a ideia inicial, apresentada pela própria Maanasa:

Depois do auxílio de Margaux Mitera e das adaptações, o projeto final ficou assim:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagem: businessinsider.com

Imagem: businessinsider.com

No projeto atual, a energia é produzida quando o vento, a chuva ou a radiação solar atingem as “folhas” do dispositivo. Uma célula fotovoltaica capta a energia solar e um material piezoelétrico produz tensão elétrica quando o ventou ou a chuva exercem vibração sobre o mesmo.

A ideia do projeto surgiu depois que a pequena cientista visitou a Índia e voltou para os Estados Unidos assustada com a quantidade de pessoas que não têm acesso à água limpa ou energia elétrica. Agora, Mendu planeja desenvolver mais o seu protótipo, realizando testes e, em breve, disponibilizar para a comercialização.

O exemplo de Maanasa (e de todos os outros pequenos cientistas que participam de concursos e feiras de ciências) demonstra que não é necessário estar na faculdade ou ser formado para desenvolver qualquer coisa, basta ter o interesse e correr atrás. Ainda, ressalta a importância de incentivar as crianças a ter mais contato com a ciência, pois as pequenas mentes podem fazer descobertas brilhantes e que, muitas vezes, nem passam pela cabeça dos adultos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Referências: Young Scientist Challenge; Business Insider.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo