Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Feira das Profissões: devo ou não participar?

por Patrícia Pereira Pacheco | 07/09/2016
Copiado!

Muitas universidades promovem a feira das profissões para que o público externo, inclusive estudantes de ensino médio, possam conhecer os cursos de graduação. Dentre os colaboradores dessas feiras estão os acadêmicos, que ajudam na divulgação de seus respectivos cursos e tiram dúvidas do público, como programas de bolsas e outros benefícios. No entanto, sempre surgem algumas dúvidas:

Será que vale a pena participar? O que dizer aos visitantes? Que tipo de experiência a feira proporciona? Será que tenho domínio quanto aos assuntos do meu curso e da universidade? Sou confiante o suficiente para dar essas informações?

Bem, a feira das profissões é um evento único e interessante não só para quem visita, mas para quem trabalha também. O evento proporciona muito dinamismo e troca de ideias, onde os colaboradores também podem aprender coisas novas. Há muita interdisciplinaridade, pois dá a oportunidade de interação com professores e alunos de outros cursos de graduação. Assim, é possível aos graduandos conhecer ainda mais a universidade onde estuda e as oportunidades de desenvolvimento profissional e acadêmico.

2918447aXCINL5H

Atendentes da feira das profissões.


Além disso, poder informar às outras pessoas sobre a vivência na universidade é divertido e gratificante. Os alunos do ensino médio, que são o público-alvo do evento, vêm cheios de dúvidas, e sempre há uma forma de esclarecê-las. Para eles tudo é novidade, então deve-se fazer com que eles se sintam bem acolhidos. Caso não seja possível tirar alguma dúvida, deve-se indicar aos visitantes onde eles podem buscar as informações.
Proatividade e comunicação são peças-chave para um bom desempenho como colaborador da feira das profissões. É importante dar atenção e ouvir o que os visitantes têm a dizer. Alguns procuram por informações básicas, outros procuram conversar, e estes prestam muita atenção nas informações dadas. É importante falar com sinceridade e solidariedade, mostrando disposição para ajudar sempre.
artigo bde 3
Ter domínio quanto ao respectivo curso de graduação e conhecer a universidade em que se estuda são bons pré-requisitos. É possível se preparar para a feira através de sites que falam sobre profissões, no site das universidades e até mesmo com os professores. Quanto mais dedicação, melhor é o desempenho do colaborador. Preparação é o que dá aptidão para atender bem ao público. Ser comunicativo também é importante, porém a feira das profissões é ótima para desenvolver a habilidade de se comunicar, basta ter vontade e foco na atividade.
artigo bde 2
Além disso, são ótimas oportunidades para quem busca contribuir, se comunicar e conhecer o meio acadêmico. Em algumas universidades, inclusive, pode-se conseguir horas extracurriculares ao colaborar com a feira. É aconselhável participar dessa experiência e vale muito a pena. Quem está disposto a ajudar e trocar ideias, acaba aprendendo mais do que imagina.

Copiado!

Comentários