Engenharia 360

Conheça os fatores que influenciam na produção de energia eólica

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 14/02/2020 | Atualizado em 26/10/2022 2 min

Conheça os fatores que influenciam na produção de energia eólica

por Beatriz Zanut Barros | 14/02/2020 | Atualizado em 26/10/2022
Engenharia 360

Sabemos que a energia eólica é a energia produzida através do vento, por isto os fatores que influenciam na produção de energia eólica são predominantemente meteorológicos.

Os ventos originam-se como resultado da variação da pressão atmosférica entre duas regiões. Fatores macro e microescala são responsáveis pela formação dos ventos predominantes, assim como os fatores de topo e microescala têm influência na geração dos ventos locais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os três fatores que influenciam na formação dos ventos, afetando a produção de energia eólica são:

Temperatura

Devido ao aquecimento solar, os ventos com maior velocidade ocorrem durante o dia. A massa de ar também difere na temperatura, interferindo assim com a velocidade do vento.  Uma massa de ar quente é menos densa do que uma massa de ar frio. Portanto, uma massa de ar quente contra uma massa de ar frio causará vento. O oposto também influencia: Uma massa de ar frio em contato com uma massa de ar quente irá produzir vento, interferindo com a produção de energia eólica.

A figura mostra uma massas de ar frio em contato com uma passa de ar quente, isso influencia energia eólica
Exemplificação da massas de ar frio em contato com uma passa de ar quente (Fonte: Vix)

Pressão do ar

A pressão do ar diminui à medida que a altitude aumenta. Na superfície do solo, existem diferentes tipos de elevação do terreno. Tipicamente, o vento sopra horizontalmente de locais de alta para baixa pressão.

A velocidade do vento é determinada pela diferença na pressão do ar, ou entre duas áreas. Quanto maior for a diferença, maior é a velocidade do vento, aumentando a produção de energia eólica naquela região.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aceleração centrípeta

A aceleração centrípeta aumenta a velocidade do vento e influencia a direção que ele pode tomar. Esta aceleração cria uma força e faz com que o vento flua em direção ao centro de rotação, que está a baixas ou altas pressões. Ventos a baixa pressão, chamados ciclones, fluem em direção ao hemisfério norte. Por outro lado, ventos fortes em sistemas de alta pressão, conhecidos como anticiclones, fluem na direção inversa do hemisfério norte.

Representação do movimento de rotação e translação da terra, mostrando a força de aceleração centrípeta nos eixos
Representação do movimento de rotação da terra, mostrando a força de aceleração centrípeta (Fonte: Super Interessante)

Veja Também:

Comentários

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo