Sabemos que diversos fatores influenciam na eficiência de um painel solar. Normalmente, a eficiência de um painel solar, instalado em residências, varia entre 11-15%.
Já os painéis elétricos mais eficientes conseguem converter pelo menos 44% de sua potência em energia. Porém, toda esta eficiência depende de uma série de fatores. Vamos falar um pouco mais sobre eles:
Tipo de Painel Solar
Os painéis solares monocristalinos apresentam uma tecnologia melhor para instalações domésticas. Isto se dá ao fato de serem feitos de silicone puro. Porém, se avaliarmos as estatísticas, a diferença em relação aos painéis policristalinos, em questão de eficiência; não são enormes.
Já os painéis solares de filme fino são relativamente ineficientes; mas o seu preço é inferior às outras opções. Os painéis solares de filme fino ocupam mais espaço em relação aos painéis solares monocristalinos para produzir a mesma quantidade de energia.
Sombras
Obviamente a presença de sombras irá interferir na eficiência de um painel solar! Porém, dependendo do setup instalado; esta perda pode interferir no sistema inteiro.
É sempre recomendado a presença de um profissional para realizar todos os cálculos necessários para chegar a uma disposição perfeita para os painéis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Orientação
Para melhor eficiência dos painéis, eles devem ser posicionados de acordo receber a maior quantidade de radiação solar possível. No caso do Brasil e em outros países do hemisfério sul, significa que o painel solar deve ser direcionado para o norte.
Esta análise de orientação para custo benefício de uma instalação de painéis solares, se da pela análise astrofísica da posição solar. Nesta analisamos os movimentos de translação e rotação da terra, para chegar aos horários e posições com maior incidência de radiação.
Temperatura
Temperatura é uma coisa que devemos considerar se você vive em áreas muito quentes. Por exemplo, no nordeste do Brasil. Afinal de contas, conforme a temperatura aumenta a eficiência do painel solar diminui um pouco.
Tempo de vida
A eficiência do painel solar diminui conforme o tempo de uso. Em geral, a perda de eficiência gira em torno dos 0,5% ao ano. Apesar desta perda, 80% dos fabricantes de painéis solares oferecem uma garantia; em que sua eficiência se mantem entre 80% após 25 anos de utilização.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Manutenção
Painéis solares geralmente requerem uma manutenção bem pequena; especialmente para sistemas conectados a rede de distribuição. Entretanto, a limpeza ainda é recomendada, afinal poeira faz com que o painel perca sua eficiência em até 10% em certos locais.
Na maioria dos locais, apenas ¨jogar água¨ já resolve este problema, ou às vezes a água da chuva pode fazer o trabalho por você.
Não sabemos ao certo com que frequência você deve limpar seus painéis solares porque depende da quantidade de poeira na região.
Veja Também:
- Aquecimento Global pode tornar energia solar menos eficiente
- Como funcionam os sistemas híbridos de energia solar
Fontes: Energy Informative
Comentários
Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.