Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

FAB Labs e Makers Spaces: o que são e como estão inovando a engenharia e o aprendizado | SOLIDWORKS WORLD 2019

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 12/02/2019 4 min

FAB Labs e Makers Spaces: o que são e como estão inovando a engenharia e o aprendizado | SOLIDWORKS WORLD 2019

por Engenharia 360 | 12/02/2019
Copiado!

Você já ouviu falar sobre FAB Labs e/ou Makers Spaces? Nós estamos em Dallas, no SOLIDWORKS WORLD 2019, descobrindo e nos surpreendendo cada vez mais sobre o universo SolidWorks. Neste texto, por exemplo, nós vamos explicar o que são FAB Labs e Makers Spaces e como eles estão transformando a forma de trabalhar, produzir, modelar e, de modo geral, fazer engenharia.

+ O que são FAB Labs e Makers Spaces?

FAB Labs e Makers Spaces consistem em ambientes destinados para a criação e fabricação, ou seja, espaços equipados com vários recursos que permitem colocar as ideias no papel e também em prática. Nesses espaços, vários profissionais (engenheiros, designers, etc.) se juntam e trabalham sinergicamente para elaborar e executar projetos e também inovar.

Esses ambientes promovem vários benefícios não só para a equipe de trabalho, mas para quem faz uso dos produtos e ideias gerados. Eles são, inclusive, um grande recurso na educação. Há várias universidades que já possuem FAB Labs (como o Insper) e incentivam os alunos desde o início da graduação.

Porém, vale ressaltar que o incentivo para ser uma pessoa inovadora pode começar bem antes, como o exemplo dos Apps for Kids da SolidWorks que nós mostramos. Isso está ligado ao fato de que a forma de aprendizado está sofrendo uma grande transformação. Uma criança que é incentivada a transformar suas ideias em realidade e/ou um estudante que já começa a ser incentivado desde o início de sua carreira já ingressam no mercado preparados.

Assim, o benefício vai além da área de educação. As empresas também são impactadas positivamente, visto que, além de receberem profissionais inovadores, também podem usar os FAB Labs e os Makers Spaces para o incentivo de seus funcionários. Isso poupa recursos, tempo e, de modo geral, otimiza os processos.

+ FAB Labs e Makers Spaces no SOLIDWORKS WORLD 2019

Aqui no SOLIDWORKS WORLD 2019 nós conferimos vários exemplos sobre como os FAB Labs e os Makers Spaces estão revolucionando os processos de engenharia e design. Um grande exemplo é a FAB Foundation, criada em 2009 com o objetivo de facilitar e apoiar o crescimento da rede internacional de FAB Labs.

Vale citar que a presença feminina corresponde a 30% da FAB Lab (o que ainda não é o ideal, mas já mostra um grande crescimento e participação das mulheres na área de STEM – science, technology, engineering and mathematics). Ainda, a presidente e SEO da FAB Foundation é uma mulher (Sherry Lassiter).

Ao fornecer incentivo e acesso às ferramentas, conhecimento e meios financeiros para a implantação de FAB Labs, a FAB Foundation promove um grande impacto na educação, na melhoria da qualidade de vida, em comunidades, organizações sem fins lucrativos e mais.

+ E o SolidWorks?

É claro que o SolidWorks está presente em todo o processo e faz parte de muitos FAB Labs, contribuindo para todo o projeto, desde a ideia até a fabricação e o trabalho em equipe. Para ilustrar e também mostrar como os FAB Labs estão impactando a educação, nós vimos o exemplo do Florida Tech Rocketry, um grupo de estudantes do Florida Institute of Technology.

Esses estudantes usaram o SolidWorks e o 3DExperience para criar um projeto de um foguete que possui quase meio metro de diâmetro e 8,25 metros de comprimento. Ele possui um motor que usa metano e oxigênio líquido. O projeto pode transformar Florida Institute of Technology na primeira universidade a enviar um foguete para o espaço e faz parte do The Base 11 Space Challenge, que oferece o prêmio de 1 milhão de dólares para a equipe universitária que projetar, construir e lançar um foguete a uma altitude de 100 km.

Um exemplo no sentido dos makers, para mostrar o que é uma pessoa inovadora, é o do Print my Ride Detroit, que faz modelos e impressão de montanha-russa por meio do SolidWorks. No canal no YouTube e no Instagram, você pode conferir todo o processo de modelagem, impressão e testes das montanhas-russas. Para isso, o SolidWorks é uma ferramenta essencial.

Por falar em impressão 3D, confira nosso vídeo abaixo sobre o assunto! Nós vamos mostrar muito mais novidades e inovação no SOLIDWORKS WORLD 2019! Vem com a gente e fique por dentro de tudo que acontece no evento!

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários