A construção civil atual está, sim, mais sustentável sob muitos aspectos. Precisamos melhorar nossas obras? Claro que sim! Sobretudo explorando as novas tecnologias, como das estruturas provisórias, que são, hoje, uma forte tendência na Arquitetura e Engenharia - sendo uma alternativa mais eco-friendly, por assim dizer, além de econômica. Vamos entender melhor o caso? Acompanhe as explicações e exemplos a seguir!
A tendência das infraestruturas temporárias
Construções provisórias são aquele tipo de estrutura que pode ser montada e desmontada rapidamente. Ou seja, ela é efêmera! E, como sabemos, este modelo já é muito usado para erguer grandes estruturas de eventos, consideradas como sustentáveis, oferecendo muitos benefícios para vários programas de negócios.
Porém, seu conceito está sendo estendido a outros nichos do setor civil, sendo uma aposta dos especialistas como solução a diferentes pedidos de clientes e sociedade. Eis suas principais vantagens:
- Garante a reutilização de praticamente de todo o seu material.
- Permite redução de custo na construção e manutenção.
- E também uma fácil e rápida transformação dos espaços construídos.
Exemplos de estruturas provisórias pelo mundo
Um primeiro exemplo que podemos citar é o próprio estádio 974, utilizado na Copa do Mundo FIFA 2022, e que é uma estrutura modular que será, logo depois do campeonato, desmontada; seus materiais serão reutilizados posteriormente em praças esportivas pelo país. Mas, voltando no tempo, podemos lembrar as estruturas construídas pela Fast Engenharia para a Copa do Brasil de 2014, Olimpíadas do Rio de 2026, GPs São Paulo de Fórmula 1, Jogos Pan-Americanos e ATPs Rio Open.
Quer outros exemplos mais simples? Mais próximos do nosso dia a dia? Confira a seguir!
Construções de passarelas e mais estruturas de emergência
Galpões para armazenagem de produtos e atendimento de civis
Moradias para imigrantes e fugitivos de guerras
Moradias e hospedagens provisórias de baixa renda
Estruturas de empresas, postos de saúde e escolas
Lojas modernas instaladas em lotes de terrenos alugados
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: Jornal Tribuna.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.