A pronúncia é uma das maiores dificuldades para quem está aprendendo uma nova língua, como o inglês.
Mesmo com um bom vocabulário e conhecendo a gramática, há algumas dificuldades a serem superadas como a musicalidade do idioma, que precisa gravada internamente.
Além disso, os diversos sotaques que compõem o Brasil podem ser empecilhos para conseguir pronunciar as palavras corretamente.
Pensando nisso, separamos 6 erros mais comuns de pronúncia dos brasileiros:
Ritmo
A velocidade e ritmo da língua inglesa devem ser bem compreendidas para resultar numa boa pronúncia. No começo é difícil, mas uma dica legal é ouvir diretamente os nativos e aos poucos a tal "musicalidade" vai sendo compreendida.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Deu 'branco'
Você está falando ou tentando falar uma, duas, três frases e esquece a pronúncia certa ou a palavra que se encaixa. O que vem à cabeça? Um branco. E você entona aquele famoso "ééééééé". A tradução seria: "calma aí!". Mas acontece que essa expressão não existe em inglês e pega mal e até atrapalha seu raciocínio na língua estranha. Portanto, mude sua forma de pensar alto.
Right?
E por falar em manias de expressão, que tal trocar o "né" pelo "right"? Assim como outras contrações, essa palavrinha é inexistente no vocabulário inglês, então, não faz sentido usá-la.
Letra muda
Mais um caso onde a atenção aos nativos deve ser valorizada. Aquelas letrinhas que constam nas palavras, mas que não são pronunciadas são bastante presentes no inglês. As palavras abaixo são as que mais dificultam a fala dos brasileiros:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Doubt (dúvida) pronuncia-se "daut"
- Receipt (recibo) pronuncia-se "ricit"
- Psychology (psicologia) pronuncia-se "saicólodgi", com o P completamente mudo (o mesmo vale para "psycho")
- Knight (cavalheiro) pronuncia-se "nait" (inclusive, é a mesmíssima pronuncia de "night"!)
Tudo igual?
Um errinho de pronúncia e uma palavra se torna outra com significado completamente diferente num passo de mágica! Apesar de terem a escrita semelhante e até o jeito de falar parecido, tem uma forma certa de dizer que diferencia. Redobre o cuidado em palavras como Beach (praia) e Bitch (cadela); Bite (morder) e Bit (pouco/pedaço); Fate (destino) x Fat (gordo) e World (mundo) e Word (palavra).
Vá com calma
Quando se aprende inglês é natural que haja aquela pressa em falar como os personagens de "Friends", com destreza e arrasando nas gírias. Mas, para conseguir falar tudo certinho mesmo é melhor ter paciência e começar bem devagar e ir aumentando a velocidade aos poucos.
Gostou das dicas? Então continue vendo os filmes, seriados, ouvindo músicas e conversando com quem é fluente na língua inglesa que logo, logo você pega o jeitinho que eles pronunciam as palavras. Boa sorte!
Veja Também: “O novo normal” - 5 dicas de como melhorar seu estudo de inglês no home office
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.