Janeiro, férias, praia. Então é aquele momento que toda a família está reunida e começam os famosos assuntos que te deixam constrangido: “Vai formar quando?”, “Já arrumou um serviço bom?”, “Lembre-se da tia quando for um engenheiro rico, hein?”… Para fugir de todas essas perguntas, você levanta da sua confortável cadeira de praia e resolve mostrar seu dom construindo um castelo de areia. Mesmo que você não seja engenheiro civil, vale tudo para driblar as perguntinhas incômodas.
Não sabe por onde começar? Misturando várias instruções encontradas na internet e tentando simplificar, aqui vai uma lista de dicas (não esqueça o protetor solar e coloque os priminhos para catar conchinha!):
- Primeiro, escolha um lugar longe das ondas para que o mar não engula seu castelo;
Veja Também: Veja a estrutura de castelo de areia mais alta do mundo, inspirada na Covid-19
- Se você estiver bem animado, pode aproveitar para colocar o cérebro para funcionar e usar a matemática. Faça o projeto e calcule as dimensões. Mas, se esqueceu a HP em casa ou foi vencido pela preguiça, você pode usar um simples papel quadriculado;
- O material consiste em baldes, pincel, espátulas e coisas do tipo. Não tem nada disso? Vale improvisar com materiais semelhantes, reciclagem é muito importante!
- A estrutura é feita com blocos de areia sólida. Com areia encharcada, você deve montar blocos socando para que fiquem compactos e firmes, afinal, não vai querer passar vergonha, né?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- Na hora de esculpir, comece de cima para baixo. Depois, volte ao topo para entalhar. Se a areia começar a secar, borrife água. Faça torres e, ao invés de riscos, utilize degraus, deixando um efeito melhor.
Veja Também: Engenharia é usada para criar esculturas cinéticas que desfilam como animais
- Segredinho final: para que seu castelo fique de pé por um bom tempo, borrife uma mistura de água e cola.
Se nada disso der certo ou se o seu castelo desmoronar, apele para os famosos baldes de criança ou é bom ir pensando nas respostas para as perguntas familiares.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.