A Engenharia Aeronáutica é voltada para o projeto e a construção de aeronaves, como desenvolver e realizar manutenções em helicópteros, aeronaves, foguetes, satélites e outros. O profissional também pode atuar na gestão de serviços de manutenção e inspeção e gestão aeroportuária.
Como é a faculdade de Engenharia Aeronáutica?
Projeção, construção e manutenção de aeronaves são as atividades principais do engenheiro aeronáutico. Mas há ainda muitas outras possibilidades para o profissional, e o curso de graduação possibilita uma formação teórica e prática para a atuação dos futuros engenheiros no mercado de trabalho.
Aviões, helicópteros, foguetes, são algumas das aeronaves com as quais os engenheiros são habilitados a trabalhar. A procura pelo curso tem ligação à participação brasileira no mercado da aeronáutica, bem expressiva, e há diversas opções de cursos nas instituições educacionais.
O que se aprende no curso?
Nas matérias básicas, além da física, química e matemática, o aluno já estuda os fundamentos da Engenharia Aeronáutica, como aerodinâmica, dinâmica de voo, estruturas aeronáuticas, propulsão aeroespacial e sistema de aeronaves. As matérias da grade curricular podem apresentar variações, de acordo com a instituição de ensino.
O curso tem duração de cinco anos, com atividades obrigatórias, como o trabalho de conclusão de curso. O aluno pode optar por diferentes especializações durante o curso de graduação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Há também a opção do tecnólogo em Manutenção de Aeronaves ou Projetos de Estrutura Aeronáutica, que atua em parceria com engenheiros na instalação e manutenção de componentes das aeronaves, podendo trabalhar também no planejamento operacional dos voos, incluindo a documentação técnica e a segurança das aeronaves.
Quais as principais matérias da grade?
São algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia Aeronáutica:
- Aerodinâmica Básica
- Dinâmica de Veículos Aeroespaciais
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Sistemas
- Estruturas Aeroespaciais
- Gestão de Projetos
- Mecânica dos Fluidos
- Meio Ambiente e Sustentabilidade no Setor Aeroespacial
- Princípios de Economia
- Projeto e Construção de Aeromodelos
- Propulsão Aeroespacial
- Transferência de Calor e Termodinâmica Aplicada
Principais faculdades com o curso
- Instituições certificadas pelo MEC e avaliadas pelo Guia do Estudante
- Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo
- Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais
Notas de corte
O curso de Engenharia Aeronáutica apresenta nota de corte média de 807.49 pontos para ingresso pelo Sisu 2022, Considerando a menor nota de corte de 793.45 pontos e a maior nota de corte de 821.52 pontos.
Detalhes sobre o mercado de trabalho
Devido à posição que o Brasil ocupa, de um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo, o mercado costuma demandar um bom número de profissionais. O setor já passou por crises, principalmente entre os anos de 2006 e 2008. Atualmente, está em uma situação favorável, e o profissional tem diferentes opções de atuação no mercado.
As indústrias e fábricas representam o setor com maior atração de profissionais, com destaque para as oportunidades na Embraer e nas empresas fornecedoras de serviços para a mesma.
O que o profissional faz
O engenheiro aeronáutico trabalha em projetos de estruturação das aeronaves, na construção de sistemas e instrumentos de controle e sensores das aeronaves, e na manutenção de motores. Cabe a este profissional a definição das especificações dos componentes que controlam o trem de pouso e a pressurização da cabine, por exemplo. É o engenheiro aeronáutico, portanto, o responsável desde o desenho da aeronave até a definição dos materiais que serão utilizados.
Outro setor em que o engenheiro aeronáutico poderá atuar é no aeroespacial, na projeção, neste caso, de satélites e foguetes. Há ainda possibilidades de atuação em institutos de pesquisa, em empresas de transporte aéreo, empresas de consultoria, fabricantes de peças para aeronaves, e até mesmo no auxílio em obras relacionadas à construção de aeroportos.
Espera-se, ao final do curso, um profissional dinâmico, que goste de desafios e com o objetivo de se especializar cada vez mais.
Principais áreas de atuação
Um profissional da Engenharia Aeronáutica pode se dedicar ao desenvolvimento de sistemas de transporte aéreo civis ou militares. Também com projeto, desenvolvimento e manutenção ou reparação de aeronaves; gestão de aeroportos; pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para o setor; consultoria para empresas e governos; e ensino em universidades e outras instituições.
Perspectivas de salários
De acordo com dados de 2022, o salário médio de um engenheiro aeronáutico no Brasil é de R$ 6.137,07.
Fontes: Guia do Estudante, Guia da Carreira, ITA
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.