Gosta de aviação? E de matemática e física? Gostaria de projetar aviões, helicópteros, planadores, foguetes, satélites? Então a engenharia perfeita para você é a Engenharia Aeroespacial.
O Engenheiro Aeroespacial atua em diversas áreas, não somente no projeto de aeronaves como muitos pensam.
Dentre elas:
- Manutenção de aeronaves;
- Apoio a operações com aeronaves;
- Operação de linhas aéreas;
- Desenho de veículos espaciais;
- Monitoração de satélites e outros veículos espaciais
O curso tem duração média de 10 semestres. Nos primeiros anos os alunos desenvolvem conhecimentos de física e matemática e logo as disciplinas profissionalizantes. Dentre as disciplinas profissionalizantes temos:
- Desempenho de Aeronaves;
- Manutenção de Aeronaves;
- Estabilidade e controle de Aeronaves;
- Projeto de Aeronaves;
- Estruturas Aplicadas às Aeronaves;
- Aerodinâmica de alta velocidade;
- Análise Estrutural;
- Propulsão;
- Projeto de Sistemas Aeroespaciais;
- Astronomia;
- Introdução à Robótica.
No curso os alunos têm aulas em laboratórios, como o de fabricação aeroespacial, no qual são desenvolvidos equipamentos. Há também laboratórios de Mecânica dos Fluidos, Ensaios de Voo, Mecânica Dura, de Controle e de Computação Científica. Algumas universidades ainda dispõem de aeronaves para estudo.
O mercado brasileiro para este profissional está aquecido devido à necessidade do desenvolvimento aeroespacial para receber os grandes eventos mundiais. O salário médio inicial deste engenheiro é de R$ 3.732,00.
Ficou mais interessado nesta engenharia? Então procure informações mais detalhas com profissionais da área ou na própria universidade com professores e alunos. No Brasil o curso é oferecido em algumas universidades, dentre elas UFMG, USP e no ITA.