Engenharia 360

Empresas se destacam no desenvolvimento de BIM no Brasil

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/11/2022 3 min

Empresas se destacam no desenvolvimento de BIM no Brasil

por Redação 360 | 17/11/2022
Engenharia 360

Lembra do que é BIM? Sim, Modelagem/Modelação da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção. Um sistema de projetar sobre um banco de dados de informações guardadas sobre o plano completo do ciclo de vida de um edifício. E o modelo virtual, afinal, não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização; pode-se dizer que é quase uma construção virtual equivalente a uma edificação real. Com isso, os projetistas e empresas podem entender melhor o comportamento do próprio modelo que estão desenvolvendo antes mesmo da construção.

BIM no Brasil | empresas no mercado nacional
Imagem reproduzida de CBIC

A adoção do BIM no mercado interno

O uso do BIM é obrigatório para obras públicas no Brasil desde 2021, conforme decreto nº 9.377; na sequência isso se desdobra para o setor privado. E que bom isso, pois já sabemos que tal metodologia só atrai benefícios para uma economia, incluindo para as empresas:

  • ganhos de produtividade,
  • redução de desperdícios,
  • além de desempenho e controle mais afinado das obras e da operação das edificações.

Especialistas apontam que o BIM trará, com o tempo, uma transformação incomparável para os canteiros de obras. E nosso mercado precisa estar atento a isso se quiser que sua indústria acompanhe as transformações do mundo. Não há dúvidas de que precisamos aumentar nossa maturidade no assunto, nos preparando melhor para as inovações disruptivas em diversos setores. Aceitar que esta é uma tendência global da produção 4.0 – e que está chegando com tudo!

BIM no Brasil
Imagem reproduzida de C3 – Clube da Construção Civil

O uso do BIM pelas empresas brasileiras

Definitivamente, o BIM não ficou apenas na teoria; ele já impacta a prática dos trabalhos dos projetistas ao redor do mundo. E, claro, está em potencial crescimento em nosso país, sobretudo no setor da construção civil. Neste cenário, se destacam as empresas Sienge e Grant Thornton Brasil, respectivamente gestora de projetos na área de construção civil e empresa global de auditoria e consultoria. Há algum tempo, elas participaram de uma pesquisa, com apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sinduscon, que visa a compreensão do mercado financeiro sobre qual o nível de adoção do BIM e a maturidade de seu uso entre as empresas por aqui.

BIM no Brasil
Imagem reproduzida de Sienge

É importante fazer esse mapeamento da nossa realidade. Afinal, qual a maturidade das empresas brasileiras na adoção da metodologia BIM? Na primeira fase, se entendeu que, sim, muitas delas planejam utilizar a metodologia BIM. Então, o que falta para atingir o máximo de profissionais da construção e melhorar a situação do mercado?

Em outras oportunidades, o Engenharia 360 debateu sobre a situação do BIM no Brasil. Confira aos vídeos a seguir:

A construção gasta demais com erros de coordenação, desperdício de material, ineficiência do trabalho e outros problemas na abordagem atual da própria construção. Não é terrível isso? E a única forma de mudar essa situação parece ser “abraçar” formas de implantação do BIM! Isso até mesmo impulsionaria o crescimento do nosso PIB. Se quiser saber mais, indicamos a leitura do Visão BIM 20/20 LATAM – O impacto de BIM na América Latina, primeira pesquisa sobre o nível de maturidade BIM.

Como poderíamos superar nossas dificuldades e dar novos passos em direção à maturação do BIM em nosso país?

Quer aprender sobre BIM e sair na frente no mercado de trabalho? Invista em um dos cursos do Projete Fácil BIM, realizado pelo Engenharia 360 em parceria com o site A Arquiteta!

curso especialização BIM
Imagem reproduzida de 360 Academy | Projete Fácil BIM

Fontes: C3 Club, CBIC.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo