Engenharia de Inovação

TouchDIVER: conheça o dispositivo capaz de ampliar o sentido do tato no Metaverso

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Por: Redação 360 | Em: | Atualizado: 20 meses atrás | 5 min de leitura

Imagem reproduzida de Weart

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Realidade Aumentada é uma tecnologia que se vale da integração de elementos ou informações virtuais das visualizações do mundo real através de dispositivos como câmeras, óculos VR e TouchDIVER. Sua popularidade vem crescendo muito nos últimos anos, sobretudo porque vários profissionais viram o potencial dela para melhorar a qualidade dos seus serviços prestados, como de apresentação de simulações 3D. E tem ainda aquelas pessoas que desejam apenas se divertir, criando seus avatares para aproveitar os ambientes virtuais disponíveis no ciberespaço.

Por conta disso, podemos entender que estes dispositivos poderão ser vistos, num futuro breve, como extensões dos nossos próprios corpos - assim como já o são os celulares e tablets, por exemplo -, nos "ligando" a diferentes dimensões para podermos ter novas experiências visuais e sonoras. Nesse sentido, muitas empresas, como a Weart, estão desenvolvendo dispositivos táteis para funcionarem como interfaces de comunicação para ampliar o sentido também do tato no Metaverso. Veja a seguir!

TouchDIVER - Weart
Imagem reproduzida de Weart

Experiências táteis de coisas digitais

Esta é a ideia da Weart, dar às pessoas a possibilidade de experimentar experiências táteis de coisas digitais. Por exemplo, imagina entrar com o seu avatar em um ambiente e, com ele, passar a mão em objetos digitais - imitações da vida real - e poder senti-los por meio de um dispositivo com sensores de dedo. Este pode ser o futuro dos videogames, plataformas de compras online e tantas outras tecnologias que se valem da realidade aumentada.

Um exemplo é o TouchDiver, uma luva tátil que conecta o mundo digital ao físico, permitindo a melhor experiência em realidade virtual. Esta ideia começou a sair do papel e 2018, com o trabalho de Giovanni Spagnoletti, Guido Gioioso e Domenico Prattichizzo. Eles são os fundadores da Weart, criado pelo SIRSLab (Siena Robotics and Systems Lab), um laboratório da Universidade de Siena especializado em robótica e afins, manuseio de tecnologia e toque, em colaboração com a e-Novia e o Instituto Italiano de Tecnologia.

TouchDIVER - Weart
Imagem reproduzida de Weart

Conhecendo o dispositivo vestível TouchDiver

Resumindo, o TouchDiver serviria para aplicar uma combinação de forças, vibrações e estímulos térmicos com o objetivo de enriquecer a experiência de uso de conteúdo multimídia. O dispositivo seria composto de uma luva háptica com três pequenos cilindros, nos quais os dedos - polegar, indicador e médio - ficariam inseridos, segurados por adaptadores de borracha de tamanhos diferentes. Além disso, eletrodos, conectados por cabos a uma pequena caixa localizada na parte posterior do pulso do usuário, mais uma faixa de velcro usada como uma pulseira conecta a caixa ao pulso. E os sensores transmitiriam aos usuários três sensações: força, vibração - para sentir a textura de objetos - e temperatura.

TouchDIVER - Weart
Imagem reproduzida de Weart

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Aplicações da tecnologia

Sem dúvidas, o TouchDiver é um projeto único. Especialistas afirmam que tal tecnologia pode ser ainda aplicada ao setor de NFTs e obras de arte digitais, que não precisam mais ficar limitadas ao 2D, podendo ser admiradas não somente pela visão, mas audição e tato também. Mas é claro que encontrará mais campo no mercado de Realidade Estendida ou Metaverso, impulsionado nos últimos anos por ações de empresas como a Meta.

A saber, quem quiser adquirir uma luva tátil TouchDiver precisará desembolsar hoje R $27.438. O produto pode ser adquirido através do site da Weart.

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