Os brasileiros são bons empreendedores! Aliás, para muita gente, ser empreendedor é a saída para fugir da crise surgida nos últimos anos. Cresceu expressivamente o número de aberturas de pequenas e micro empresas no país nos últimos anos, inclusive na área tecnológica, como de TI, que exige mais quantidade de conhecimentos técnicos avançados. E de acordo com o Sebrae e outros institutos parceiros, a perspectiva é de crescimento disso nos próximos anos.
E você, está começando a empreender? Temos algumas dicas para compartilhar que podem lhe ajudar neste começo de jornada do seu negócio! Confira!
1. Estude muito bem o perfil dos seus possíveis clientes
Tente definir, antes de tudo, o perfil do seu público-alvo. No Marketing, é comum os profissionais criarem a chamada persona, que define o tipo de gente que se deseja impactar ou encantar com determinado produto, ou serviço oferecido. São supostas, sobre dados reais, ideias sobre o que essas pessoas gostam ou o que lhes desperta interesse; o que eles julgam importante ou quais suas necessidades e problemas. E é nisso que todo o plano de negócio é focado!
2. Crie designs exclusivos e inclusivos
Depois que você já conhece a sua persona ou público-alvo, é hora de criar algo que possa oferecer para ele. Tem que ser algo com propósito, coerência, sentido! Algo que realmente ajude essas pessoas em suas vidas. Ao mesmo tempo, acessível a todos os tipos de grupos. E não se esqueça de criar designs que possam ser integrados com outras tecnologias - por exemplo, plataformas e softwares de terceiros.
3. Fique sempre atento às tendências do mercado empreendedor
Se sua ideia é criar um aparelho físico, considere fazê-lo parte de sistemas como de Internet das Coisas ou conexão 5G. Ou ainda, desenvolver-lhe uma interface de programação de aplicações. Por fim, usar e abusar dos atalhos de serviços em nuvem e mais. Esse é o futuro do "mundo" das tecnologias e inovações!
4. Mantenha contato com outros profissionais
É importante trocar ideias e pedir a opinião de colegas do mesmo ramo profissional, de vendedores a engenheiros, marqueteiros e mais. Até mesmo para eles poderem lhe ajudar a entender se o que você está se propondo a fazer vai mesmo responder ao mercado e ter funcionalidade, por exemplo; e como tudo isso se encaixa na cadeira de produção.
5. Siga um modelo de plano de negócios escalonar
Garanta que em seu planejamento você possa enxergar como, a longo prazo, pode ampliar o atendimento ao seu público-alvo, nos mais diferentes cenários. Preferencialmente, ajustando de tanto em tanto tempo, quando possível ou necessário, a produção - sobretudo com agilidade e o mínimo de recursos gastos. Aliás, anota aí: dizem que adotar esse processo de escalabilidade é um dos segredos de sucesso das maiores startups do mundo!
Nota: Em novembro de 2023, data de atualização deste texto, acontece uma das maiores feiras de empreendedorismo do Brasil, o Congresso Internacional de Tintas no Abrafati Show 2023 apresenta a sustentabilidade como destaque, reunindo mais de 90 especialistas para discutir inovações na indústria de tintas. A programação aborda temas como durabilidade, desenvolvimentos sustentáveis e uso de Inteligência Artificial. Com representantes de mais de 10 países, o evento visa promover avanços na cadeia de negócios e oferece palestras, sessões plenárias e minicursos. A ênfase na sustentabilidade reflete o interesse global e a programação completa está disponível no site do Abrafati Show.
Veja Também:
Fontes: CanalTech.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.