Engenharia 360

5 dicas para empreendedores novatos na área de Tecnologia e Inovação

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/07/2022 3 min

5 dicas para empreendedores novatos na área de Tecnologia e Inovação

por Redação 360 | 21/07/2022
Engenharia 360

Brasileiro sabe empreender! Aliás, para muita gente, ser empreendedor é a saída para fugir da crise surgida nos últimos anos. Cresceu expressivamente o número de aberturas de pequenas e micro empresas no país entre 2020 e 2022, inclusive na área tecnológica, como de TI, que exige mais quantidade de conhecimentos técnicos avançados. E de acordo com o Sebrae e outros institutos parceiros, a perspectiva é de crescimento disso nos próximos anos.

E você, está começando a empreender? Temos algumas dicas para compartilhar que podem lhe ajudar neste começo de jornada do seu negócio! Confira!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Estude muito bem o perfil dos seus possíveis clientes

Tente definir, antes de tudo, o perfil do seu público-alvo. No Marketing, é comum os profissionais criarem a chamada persona, que define o tipo de gente que se deseja impactar ou encantar com determinado produto, ou serviço oferecido. São supostas, sobre dados reais, ideias sobre o que essas pessoas gostam ou o que lhes desperta interesse; o que eles julgam importante ou quais suas necessidades e problemas. E é nisso que todo o plano de negócio é focado!

tecnologia e inovação | empreendedor
Imagem reproduzida de Positivo

2. Crie designs exclusivos e inclusivos

Depois que você já conhece a sua persona ou público-alvo, é hora de criar algo que possa oferecer para ele. Tem que ser algo com propósito, coerência, sentido! Algo que realmente ajude essas pessoas em suas vidas. Ao mesmo tempo, acessível a todos os tipos de grupos. E não se esqueça de criar designs que possam ser integrados com outras tecnologias – por exemplo, plataformas e softwares de terceiros.

3. Fique sempre atento às tendências de mercado

Se sua ideia é criar um aparelho físico, considere fazê-lo parte de sistemas como de Internet das Coisas ou conexão 5G. Ou ainda, desenvolver-lhe uma interface de programação de aplicações. Por fim, usar e abusar dos atalhos de serviços em nuvem e mais. Esse é o futuro do “mundo” das tecnologias e inovações!

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Exame

4. Mantenha contato com outros profissionais

É importante trocar ideias e pedir a opinião de colegas do mesmo ramo profissional, de vendedores a engenheiros, marqueteiros e mais. Até mesmo para eles poderem lhe ajudar a entender se o que você está se propondo a fazer vai mesmo responder ao mercado e ter funcionalidade, por exemplo; e como tudo isso se encaixa na cadeira de produção.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Siga um modelo de plano de negócios escalonar

Garanta que em seu planejamento você possa enxergar como, a longo prazo, pode ampliar o atendimento ao seu público-alvo, nos mais diferentes cenários. Preferencialmente, ajustando de tanto em tanto tempo, quando possível ou necessário, a produção – sobretudo com agilidade e o mínimo de recursos gastos. Aliás, anota aí: dizem que adotar esse processo de escalabilidade é um dos segredos de sucesso das maiores startups do mundo!

tecnologia e inovação
Imagem reproduzida de Blog ESPM

Fontes: CanalTech.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos: