Engenharia 360

Tecnologia sustentável transforma água do mar em potável em meia hora

Engenharia 360
por Rafael Panteri
| 31/08/2020 | Atualizado em 06/03/2024 2 min

Tecnologia sustentável transforma água do mar em potável em meia hora

por Rafael Panteri | 31/08/2020 | Atualizado em 06/03/2024
Engenharia 360

A Universidade Monash, com sede em Melbourne - Austrália, desenvolveu um filtro de extrema eficiência que necessita apenas da luz solar direta para realizar a purificação e dessalinização da água. Esse filtro é fabricado com compostos organometálicos (MOF) - íons metálicos, que formam um material cristalino, largamente utilizado na síntese de substâncias orgânicas.

A primeira etapa do processo de dessalinização ocorre sem a participação da luz, na qual, no escuro, o filtro absorve sais e outras impurezas da água. Na segunda etapa, ao ser colocado sob a luz do Sol, o sal é regenerado e atraído pelo filtro novamente. Esse processo leva menos de quatro minutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Processo de dessalinização utilizando MOF
Processo de dessalinização utilizando MOF. Imagem da internet.

Segundo o líder do projeto, professor Huanting Wang, a tecnologia pode gerar 139,5 litros de água potável por quilo de MOF por dia, respeitando a qualidade imposta pelo Organização Mundial da Saúde.

Com seu baixo consumo energético e sem a utilização de produtos químicos no processo, essa tecnologia de luz solar pode fazer parte de futuras soluções de água limpa. Apesar das vantagens, o custo da produção desse filtro é ainda elevado, mas, para os cientistas, a tendência é que ele se torne mais barato nos próximos anos.

onda de água do mar
Imagem: Thierry Meier | Via Unsplash

A pesquisa completa foi publicada este mês na revista Nature com o título "A sunlight-responsive metal–organic framework system for sustainable water desalination". Clique aqui para conferir.

Referências: Daily Mail; BBC.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

O que achou dessa nova tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários.

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo