Olá engenheiros e engenheiras! Bora dar uma viajada online? Cidade destino: Seattle (EUA). Prévia da viagem: prédios legais, fatos curiosos, urbanismo e vistas incríveis. Aperte o cinto e não esqueça o guarda-chuva!
Tive a sorte de turistar por essa cidade durante 2 dias em janeiro deste ano, contudo, agora fazendo esse post, acabei descobrindo muitas coisas que eu nem sabia! Por isso, pode adicioná-la na listinha de cidades para conhecer, pois não vão faltar coisas para ver! Vem comigo que vou mostrar o motivo!
Geografia
Primeiramente, Seattle é uma cidade americana do estado de Washington. Localizada ao norte do país, ela se encontra à beira do Oceano Pacífico e próxima ao Canadá. Ela é a 23ª cidade mais populosa do país, com 745 mil habitantes, contudo sua região metropolitana chega a aproximadamente 4 milhões, ficando em 15ª lugar no ranking das maiores áreas metropolitanas do país.
O clima da cidade é curioso, pois chove muito no outono, inverno e primavera! Porém, não é em termos de volume, mas sim na frequência das precipitações. Além da chuvinha fininha e constante, a cidade permanece nublada 226 dias por ano! Por isso grande parte dos dias são cinzas!
Transporte
Seattle contém diversas opções de transporte público. Com uma ótima infraestrutura para este fim, a cidade conta com um ótimo sistema de ônibus, metrô, bondes e opções para bicicleta. Além das opções terrestres, a cidade também conta com balsas e táxis aquáticos, tanto para fins de transporte como para turismo.
A cidade também abriga o Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma, que fica entre as 2 cidades e é um dos mais movimentados do país.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Arquitetura e edificações
Seattle é uma cidade linda, charmosa e com uma arquitetura diversa. Confira 5 dos muitos destaques arquitetônicos da cidade:
1- Space Needle
Não tem como não começar com ela. A Space Needle é um dos marcos mais reconhecidos no mundo e é ícone de Seattle! Ela foi construído em 1962 para uma feira mundial, que teve como tema “A Era do Espaço” e assim simboliza as aspirações da humanidade na era espacial.
A torre tem 184,4 metros de altura e é uma das estruturas mais fotografadas do mundo! É possível visitá-la e apreciar uma vista 360 da cidade, e se quiser, curtindo um café ou um vinho no restaurante giratório. Confira a vista panorâmica ao vivo aqui no site da Space Needle!
2- Smith Tower
A torre de 141 metros, inaugurada em 1914 como a mais alta do oeste do rio Mississipi, é um marco histórico para a cidade e também é uma cápsula do tempo para seus visitantes. Além de admirar uma arquitetura antiga, também é possível admirar a vista da cidade do deque de observação!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
3 - Olympic Sculpture Park
Esse parque/museu merece um artigo só dele! Ele faz parte do Museu de Arte de Seattle, sendo idealizado para ser uma exposição de arte juntamente com um parque. O projeto proporcionou uma restauração ambiental para uma área que estava abandonada e contém estratégicas sustentáveis de utilização de águas pluviais. Por essas e outras, esse projeto dos arquitetos Weiss/Manfredi de formato diferenciado, é muito premiado por seu design, restauração ambiental e engenharia!
4- Museum of POP culture (MoPOP)
O museu de cultura pop tem um design extremamente arrojado e chama muita atenção no cenário de Seattle. Moldado em aço inoxidável e telhas de alumínio pintado, a estrutura se altera quando vista de ângulos e luzes diferentes, para lembrar que música e cultura estão em constante evolução! Legal né?!
5 - CenturyLink Field
Esse lindo estádio é lar do Seattle Seahawks, o principal time de futebol americano da região. É famoso por ser o estádio mais barulhento da NFL. Acredita que em 2013, a torcida causou um terremoto na comemoração de um touchdown?!
Vistas
Primeiramente, para conseguir admirar a cidade e fazer algumas fotos legais, aqui vai a dica de 2 locais imperdíveis para esse fim:
Seattle Great Wheel: a roda-gigante está localizada no Pier 57 e tem uma altura de 53.3 metros. Quando inaugurada em 2012, era a mais alta da costa oeste dos EUA. Ela tem capacidade para 332 pessoas, dura 12 minutos e custa em média U$15. Da roda-gigante é possível observar a linda skyline de Seattle e aproveitar a vista da baía. O local também conta com restaurantes e várias lojinhas!
Kerry Park: desse parque talvez é possível ter a melhor vista de Seattle! Você enxerga os edifícios, a roda-gigante, a space needle e o Monte Rainier, a montanha mais alta do estado norte-americano de Washington, com 4392 m.
Segundamente, que além desses dois, para quem gosta de admirar as ruas e as edificações, uma simples caminhada pela cidade vai te proporcionar uma experiência linda!
Atrações turísticas
Pike Place Market: O Pike Place Market é o mercado público de Seattle e se tornou a principal atração turística da cidade! O mercado que já tem mais de um século de existência, faz parte do cotidiano dos moradores e além de produtos frescos (peixes, frutas, verduras, crustáceos), também incorpora artesanato local e é uma ótima opção de entretenimento com muitos artistas de rua! Também contém diversos bares e restaurantes com vistas para a baía. É imperdível!
Na entrada do mercado, você encontra a Rachel, uma escultura de bronze que é um “cofrão” de verdade, para que a população contribua com doações que é convertida em serviços sociais. Legal né?
Gum wall - a parede de chicletes: É isso mesmo. A parede de chicletes de Seattle se tornou uma atração turística meio sem querer! O local fica na Pike Place Market, logo ao lado/embaixo do mercado, onde há uns becos que antigamente continha um teatro. Em meados de 1993, enquanto as pessoas esperavam os espetáculos na fila, elas iam depositando o chiclete nas paredes! Os funcionários do teatro até tentavam removê-los, mas logo voltava tudo novamente por ter se tornado uma tradição, e ainda se espalhou para as paredes vizinhas.
A Gum Wall está no top 5 das atrações mais cheia de germes do mundo! Ocorreu uma limpeza dos chicletes em 2015 para a preservação das construções históricas, mas alguns dias depois elas já estavam todas cobertas.
Universidade de Washington: com um campus magnífico, essa universidade pública foi fundada em 1861 e sem dúvidas foi um dos locais que mais gostei de visitar. O campus é enorme e LINDO! A biblioteca faz você se sentir em Hogwarts!
Curiosidades
- Primeiro Starbucks: Foi ali no Pike Place Market que nasceu a famosa e gigante rede de cafés Starbucks! A Starbucks começou a vender seus grãos de café e abriu a primeira loja ali, e posteriormente se mudou para o outro lado da rua. Consequentemente, hoje a franquia contém mais de 20 MIL LOJAS em todo o mundo! Já dá pra imaginar que a primeira delas vai estar sempre lotada né? Inclusive, para quem gosta de ler livros sobre empresas de sucesso, fica a dica da biografia "Dedique-se de coração: Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara".
- Bill Gates: Seattle também é berço de Bill Gates, magnata, empresário, filantropo e fundador da Microsoft. Por esse fato, que a fundação “Bill & Melinda Gates Foundation” que criou juntamente com sua esposa, também se encontra lá.
- Além da Microsoft, a empresa de comércio eletrônico Amazon também originou-se em Seattle.
- Seattle também é famosa pela série Grey’s Anatomy, que retrata muito bem o dia a dia da cidade.
- Para encerrar, foi em Seattle que surgiram artistas como Ray Charles, Quincy Jones, Jimi Hendrix, Nirvana, Pearl Jam, Macklemore, entre outros.
Nossa viagem de hoje termina por aqui! Espero que tenham gostado de Seattle assim como eu! 🙂 Agora vai lá no instagram do Engenharia 360 ou aqui nos comentários e nos diga uma cidade que você gostaria de ver por aqui! Até a próxima!
O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!
Fontes: visiteseattle.com; spaceneedle.com; wikipedia.com;
Comentários
Júlia Sott
Engenheira Civil, formada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS; estudou também na Stanford University; passou um período trabalhando, estudando e explorando o Vale do Silício, nos Estados Unidos; hoje atua como analista de orçamentos ajudando a implantar novas tecnologias para inovar na construção civil.