Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Conheça 3 projetos de arquitetura construídos por robôs

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 01/06/2016 3 min

Conheça 3 projetos de arquitetura construídos por robôs

por Lucie Ferreira | 01/06/2016
Copiado!

A tecnologia é uma das grandes aliadas da engenharia civil. No segmento de arquitetura, não é muito diferente: alguns projetos contam não apenas com a ajuda de robôs, como são construídos por eles. Selecionamos alguns exemplos que podem servir como uma amostra do futuro da indústria da construção, que terá a oportunidade de contar com as máquinas da concepção do projeto até a finalização da obra.

1) SkilledIn Office (Rotterdam, Holanda)

robôs
robôs
robôs

Assinado por arquitetos e designers do Studio RAP, o projeto de 130 m² é o primeiro fabricado com robôs na Holanda. Localizado dentro de uma antiga sala de máquinas industriais da cidade de Rotterdam, o espaço funciona como escritório e área de treinamento para estudantes de tecnologia e empreendedores.

A construção é composta de  225 painéis de madeira, sendo que cada um foi roboticamente serrilhado antes de ser montado em uma estrutura, constituída de uma coluna central capaz de suportar a envergadura do telhado.

2) Pavilhão na Universidade de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha)

robôs
robôs
robôs

Pesquisadores e estudantes da Universidade de Stuttgart decidiram empregar robôs para construir este curioso pavilhão de madeira compensada laminada. Com design baseado em um ouriço-do-mar, a estrutura foi moldada e costurada, literalmente, com a ajuda da tecnologia robótica. Os autores afirmam que o projeto é o primeiro desse tipo a utilizar costura industrial de elementos de madeira em escala arquitetônica.

3) Woodchip Barn (Dorset, Inglaterra)

robôs
robôs

Estudantes da Associação de Arquitetura de Londres fabricaram um celeiro roboticamente, feito a partir da madeira das árvores da região. Batizada de Woodchip Barn, a estrutura é usada para armazenar a lenha que alimenta uma caldeira de biomassa instalada recentemente.

 A estrutura do telhado em arco é formada por 25 ramos bifurcados e folheados em madeira. Cada um deles foi digitalizado com tecnologia 3D, que ajudou a determinar o arranjo. Além disso, um braço robótico ajudou a formar as conexões interligadas de cada ramo.

Copiado!

Comentários