Pode-se dizer que cloud computing é uma das áreas profissionais do futuro. Ela é citada em vários cursos e solicitada por várias empresas. Saiba mais!
Os sistemas de informações estão sendo cada vez mais utilizados por instituições que desejam automatizar suas tarefas e serviços. Inclusive, a Pandemia forçou com que muitas empresas adotassem formatos digitais para atendimento de seus clientes. Ou seja, estamos vivendo uma era de maior digitalização e modernização do comércio e indústria mundial! De fato, percebemos, neste último ano, que não há tanta necessidade de as pessoas terem contatos pessoais – agora realizamos mais cursos ead, trabalhamos mais em regime home office e fazemos mais compras online. Aliás, o computador é um importante aliado nisso, permitindo bastante facilidade, rapidez e celeridade nos trâmites. E sabe quem tem um papel fundamental nisso, os arquitetos de computação de nuvem ou de cloud computing. Saiba mais no texto a seguir!

O que é um cloud computing?
Como dissemos antes, cloud computing é o mesmo que computação de nuvem, ou seja, é o formato utilizado para facilitar as atividades dos usuários na internet. É como um arquivo ou programa que fica hospedado na nuvem e pode ser acessado através de uma conexão de rede, abrindo-o através de um navegador; e não é preciso ter um determinado arquivo ou programa para ter acesso a ele. Na prática, podemos citar os sistemas de plataformas de streaming, como a Netflix ou Deezer, onde os filmes, séries, documentários e músicas estão dentro de um catálogo virtual. Também existe o Google Docs, onde é possível escrever textos num formato semelhante a um programa de computador do pacote office, o Word. E estes materiais ficam na nuvem da internet, claro!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por falar nisto, existem três tipos de nuvens. A nuvem pública, onde todos os usuários compartilham o espaço de um ou mais servidores, conforme a estratégia de gerenciamento do provedor. A nuvem privada, onde o usuário tem acesso exclusivo ao servidor e demais recursos disponíveis. E a nuvem híbrida, que mescla os dois tipos anteriores conforme o que for acordado no contrato. Em geral, essa opção é adotada por empresas que querem manter dados mais sensíveis em um ambiente mais seguro e estável, enquanto bancos de dados genéricos podem ser mantidos em um ambiente compartilhado com mais tranquilidade.

Vantagem de utilizar a nuvem
- Redução de custos, pois não é necessário não será necessário comprar hardwares ou softwares, instalar e realizar manutenção dos mesmos, além de proporcionar economia do espaço visto que os serviços são online.
- Solução que permite às empresas deixarem de lado investimento pesado em infraestrutura, e não só hardware, mas a própria edificação para armazenar os servidores.
Desvantagem de utilizar a nuvem
- Para utilizar sistema de cloud computing, há a necessidade de profissionais qualificados para trabalhar com essa tecnologia.
Como está o mercado de trabalho para esta profissão?
A profissão de arquiteto de cloud computing está cada vez mais sendo solicitada. E quanto mais empresas solicitarem a implantação do sistema de computação em nuvem, mais oportunidades surgem. Por isso, pode-se dizer que esta pode ser uma profissão do futuro! Agora, o mercado global está aquecido com avanços devido ao surgimento de novas tecnologias. Inclusive, agora, pequenas empresas já estão conseguindo impulsionar suas estratégias de negócio sem a necessidade de um grande investimento.
Leia Mais
Vagas de emprego
Os profissionais especializados em cloud tendem a receber boas propostas para gerenciarem esse tipo de infraestrutura. O crescimento de mercado nesta área é evidente! Aliás, grande parte das vagas de emprego nas novas empresas são para profissionais do cloud computing. Profissionais com este conhecimento se tornarão as figuras-chave para qualquer empresa que deseje atuar no mercado de trabalho e possua sistemas de internet para gerenciamento dos seus dados.

Áreas de atuação
Profissionais de cloud computing poderão atuar nas mais diversas áreas voltadas à tecnologia – mundo digital e online. A gama de possibilidades é bem ampla no momento! Grande parte das atividades são bastante flexíveis e os salários são bem atrativos, em uma rotina que pode ser fácil! Um grande motor de inovação neste setor é a Inteligência Artificial. A computação de nuvem também ajuda no suporte à segurança de empresas, como sistemas de monitoramento e bancos de dados ou mesmo cibersegurança. Depois, podemos citar o business intelligence – utilização de dados para otimizar as tomadas de decisão em um negócio. Por fim, a Internet das Coisas, importante na Indústria 4.0.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Instrução
Os profissionais para cloud computing devem ser instruídos para:
- Avaliar, integrar, implantar, projetar, avaliar, gerenciar e garantir a segurança das plataformas em nuvem.
A maior parte dos cursos de tecnologia citam o cloud computing – como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação. Algumas instituições de ensino oferecem graduação de Tecnólogo em Cloud Computing – duração de 2 anos e meio, com um total de 5 semestres. Mas também existem cursos de especialização e MBA em Cloud Computing além de Gestão de TI, Business Intelligence e Big Data, e Engenharia de Software.
Veja Também: Novo material pode comprovar existência do férmion de Majorana, crucial para a computação quântica
Fontes: Computer World, Canal Conecta, Impacta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
