Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Computação em Nuvem: saiba o que faz um arquiteto de cloud

por Redação 360 | 11/11/2021

Pode-se dizer que cloud computing é uma das áreas profissionais do futuro. Ela é citada em vários cursos e solicitada por várias empresas. Saiba mais!

Os sistemas de informações estão sendo cada vez mais utilizados por instituições que desejam automatizar suas tarefas e serviços. Inclusive, a Pandemia forçou com que muitas empresas adotassem formatos digitais para atendimento de seus clientes. Ou seja, estamos vivendo uma era de maior digitalização e modernização do comércio e indústria mundial! De fato, percebemos, neste último ano, que não há tanta necessidade de as pessoas terem contatos pessoais – agora realizamos mais cursos ead, trabalhamos mais em regime home office e fazemos mais compras online. Aliás, o computador é um importante aliado nisso, permitindo bastante facilidade, rapidez e celeridade nos trâmites. E sabe quem tem um papel fundamental nisso, os arquitetos de computação de nuvem ou de cloud computing. Saiba mais no texto a seguir!

arquitetura de nuvem
Imagem reproduzida de ConTI Consultoria

O que é um cloud computing?

Como dissemos antes, cloud computing é o mesmo que computação de nuvem, ou seja, é o formato utilizado para facilitar as atividades dos usuários na internet. É como um arquivo ou programa que fica hospedado na nuvem e pode ser acessado através de uma conexão de rede, abrindo-o através de um navegador; e não é preciso ter um determinado arquivo ou programa para ter acesso a ele. Na prática, podemos citar os sistemas de plataformas de streaming, como a Netflix ou Deezer, onde os filmes, séries, documentários e músicas estão dentro de um catálogo virtual. Também existe o Google Docs, onde é possível escrever textos num formato semelhante a um programa de computador do pacote office, o Word. E estes materiais ficam na nuvem da internet, claro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por falar nisto, existem três tipos de nuvens. A nuvem pública, onde todos os usuários compartilham o espaço de um ou mais servidores, conforme a estratégia de gerenciamento do provedor. A nuvem privada, onde o usuário tem acesso exclusivo ao servidor e demais recursos disponíveis. E a nuvem híbrida, que mescla os dois tipos anteriores conforme o que for acordado no contrato. Em geral, essa opção é adotada por empresas que querem manter dados mais sensíveis em um ambiente mais seguro e estável, enquanto bancos de dados genéricos podem ser mantidos em um ambiente compartilhado com mais tranquilidade.

arquitetura de nuvem
Imagem reproduzida de TechTudo

Vantagem de utilizar a nuvem

  • Redução de custos, pois não é necessário não será necessário comprar hardwares ou softwares, instalar e realizar manutenção dos mesmos, além de proporcionar economia do espaço visto que os serviços são online.
  • Solução que permite às empresas deixarem de lado investimento pesado em infraestrutura, e não só hardware, mas a própria edificação para armazenar os servidores.

Desvantagem de utilizar a nuvem

  • Para utilizar sistema de cloud computing, há a necessidade de profissionais qualificados para trabalhar com essa tecnologia.

Como está o mercado de trabalho para esta profissão?

A profissão de arquiteto de cloud computing está cada vez mais sendo solicitada. E quanto mais empresas solicitarem a implantação do sistema de computação em nuvem, mais oportunidades surgem. Por isso, pode-se dizer que esta pode ser uma profissão do futuro! Agora, o mercado global está aquecido com avanços devido ao surgimento de novas tecnologias. Inclusive, agora, pequenas empresas já estão conseguindo impulsionar suas estratégias de negócio sem a necessidade de um grande investimento.

Vagas de emprego

Os profissionais especializados em cloud tendem a receber boas propostas para gerenciarem esse tipo de infraestrutura. O crescimento de mercado nesta área é evidente! Aliás, grande parte das vagas de emprego nas novas empresas são para profissionais do cloud computing. Profissionais com este conhecimento se tornarão as figuras-chave para qualquer empresa que deseje atuar no mercado de trabalho e possua sistemas de internet para gerenciamento dos seus dados.

arquitetura de nuvem
Imagem reproduzida de Qi Cloud Experience

Áreas de atuação

Profissionais de cloud computing poderão atuar nas mais diversas áreas voltadas à tecnologia – mundo digital e online. A gama de possibilidades é bem ampla no momento! Grande parte das atividades são bastante flexíveis e os salários são bem atrativos, em uma rotina que pode ser fácil! Um grande motor de inovação neste setor é a Inteligência Artificial. A computação de nuvem também ajuda no suporte à segurança de empresas, como sistemas de monitoramento e bancos de dados ou mesmo cibersegurança. Depois, podemos citar o business intelligence – utilização de dados para otimizar as tomadas de decisão em um negócio. Por fim, a Internet das Coisas, importante na Indústria 4.0.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Instrução

Os profissionais para cloud computing devem ser instruídos para:

  • Avaliar, integrar, implantar, projetar, avaliar, gerenciar e garantir a segurança das plataformas em nuvem.

A maior parte dos cursos de tecnologia citam o cloud computing – como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação. Algumas instituições de ensino oferecem graduação de Tecnólogo em Cloud Computing – duração de 2 anos e meio, com um total de 5 semestres. Mas também existem cursos de especialização e MBA em Cloud Computing além de Gestão de TI, Business Intelligence e Big Data, e Engenharia de Software.

Veja Também: Novo material pode comprovar existência do férmion de Majorana, crucial para a computação quântica


Fontes: Computer World, Canal Conecta, Impacta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.