Atualmente, muitos dispositivos eletrônicos contam com a tecnologia touch screen, ou seja, de monitores sensíveis ao toque. Isso permite que possamos ter uma melhor interação com esses aparelhos em nosso cotidiano. Estamos falando de smartphones, tablets, notebooks e até televisores que nos mantêm cada vez mais conectados a esse mundo moderno. Mas você já se perguntou isso funciona? Confira neste texto do Engenharia 360 os segredos por trás das TVs e outros monitores touch screen!
O que é tecnologia touch screen?
As telas touch screen são interfaces que permitem uma experiência mais intuitiva e dinâmica. Quer dizer, ao invés de botões e teclados tradicionais, tem-se uma tela plana para interação direta com dispositivos eletrônicos através do toque humano. E para que esses comandos precisos sejam possíveis, trabalham juntas várias soluções de engenharia no interior desses aparelhos. Isso inclui uma base de sensores que detectam o toque e convertem em inputs os comandos - exemplos no próximo tópico.
A saber, as telas touch screen oferecem muitas vantagens, como economia de espaço e maior interatividade, substituindo os teclados tradicionais. No entanto, cada sistema apresenta desafios específicos, como a redução da luminosidade em telas resistivas.
Quais os tipos de telas touch screen?
Telas resistivas
Essas telas são pioneiras no modelo touch screen. Elas apresentam duas camadas finas, a resistente e a condutora (de vidro revestido com metal condutor), separadas por espaçadores. Quando pressionadas, elas se tocam, alterando o campo elétrico e fornecendo coordenadas para o sistema do eletrônico interpretar o toque. Na prática, vemos nosso toque causar uma mudança de luminosidade perceptível no monitor.
Telas capacitivas
Essas telas, diferente do modelo anterior, são compostas por apenas uma camada capacitiva eletricamente carregada, que armazena energia. Elas são muito mais sofisticadas e precisas. Nesse caso, quando o dedo toca na tela, ele transfere parte dessa energia, criando uma descarga captada por sensores internos no aparelho. Então, o sistema faz a interpretação calculando a localização desse toque com base na distorção do campo elétrico. No fim, tem-se uma experiência mais clara devido à sua alta transmissão de luz.
Telas de Onda Acústica Superficial
Agora, uma tecnologia mais inovadora, de alta precisão e nitidez de imagem. Nesse caso, não há chapas metálicas obstruindo a luz. Esse tipo de tela se vale de transdutores, que emitem e recebem ondas acústicas ao longo do vidro da tela. O usuário, ao tocar o eletrônico na tela, causa a interrupção das ondas e, assim, os transdutores captam essa interrupção, fazendo com que o computador interno do aparelho localize a posição exata do ponto de contato.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Tecnologia de Microcâmeras
Por último, uma tela touch screen desenvolvida pela Microsoft, a Surface. A proposta da empresa é a utilização de microcâmeras nas bordas do eletrônico para captura dos toques e conversão em comandos via processamento por software. Esse modelo é considerado de interação mais avançada, abrindo um leque de possibilidades de reconhecimento e interatividade, como interações complexas e multitoque.
Qual o futuro da tecnologia touch screen?
As telas touch screen são hoje combinadas a outras tecnologias, como de reconhecimento de voz e expressões faciais. Essa interação já está transformando a experiência digital da sociedade. Além disso, pesquisas inovadoras preveem experiências futuras ainda mais incríveis. Por isso, é importante compreendermos seu funcionamento para podermos apreciar melhor seu impacto em nosso dia a dia.
São tendências promissoras relacionadas à tecnologia touch screen:
- Telas Flexíveis: Telas que se dobram, enrolam e se adaptam a qualquer superfície, prometendo revolucionar o design de dispositivos móveis e abrir caminho para novas formas de interação.
- Telas com Reconhecimento de Gestos: Tecnologia para além do toque simples. Trata-se do reconhecimento de gestos complexos com as mãos e até mesmo expressões faciais, abrindo possibilidades para controle intuitivo e interação natural com dispositivos.
- Telas com Autocura: Com materiais que podem se autocurar de pequenos danos, aumentando a durabilidade e reduzindo o desperdício.
Toque, explore, conecte-se! Ao desvendarmos os segredos da tecnologia touch screen, descobrimos um mundo de possibilidades ilimitadas, onde o toque mágico das suas mãos se transforma em comandos poderosos e experiências extraordinárias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: UOL, TecMundo, Magazine Luiza.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.