Engenharia 360

Como construir um poço artesiano de forma eficiente e segura?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 17/11/2023 3 min
Imagem reproduzida de FETAG-RS

Como construir um poço artesiano de forma eficiente e segura?

por Simone Tagliani | 17/11/2023
Imagem reproduzida de FETAG-RS
Engenharia 360

Você sabe como construir um poço artesiano?A engenharia de poço artesiano é antiga, mas ainda é considerada uma boa ideia em certas situações, quando se faz necessário garantir o abastecimento hídrico. E a melhor parte é que essa prática é sustentável, oferecendo às pessoas uma fonte natural e renovável de água. Claro que realizar esse tipo de perfuração de alto risco para acessar lençóis freáticos exige muito conhecimento. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

poço artesiano
Imagem reproduzida de Geodril Poços Artesianos

Veja Também: Geologia Descomplicada: Curiosidades Básicas para Engenheiros

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais são os passos necessários para construir um poço artesiano?

Antes de tudo, precisamos destacar que existem três tipos principais de estruturas de engenharia nessa linha:

  • Poços artesianos: captam água de forma espontânea.
  • Poços semi-artesianos: dependem de equipamentos de bombeamento.
  • Poços freáticos: são mais rasos, captando água superficialmente.

Depois da obtenção das licenças necessárias, a construção de um poço artesiano pode levar de cinco a vinte dias em média. Tudo vai depender do tamanho final dessa estrutura, da geologia local e da profundidade desejada para a perfuração.

A primeira etapa é a escolha de um local viável e seguro para a construção do poço artesiano - o que vai necessitar de uma avaliação de especialistas em hidrogeologia. Depois, será preciso separar os equipamentos para a perfuração precisa. É construído, então, um revestimento de proteção desse poço. Na sequência, instalado um sistema de bombeamento adequado, eficiência e disponibilidade de recursos.

Observação: Testes de vasão podem responder sobre o desempenho desse sistema e garantir a qualidade da água para consumo.

poço artesiano
Imagem reprodução Furo D'água

Principais componentes para construção de poço artesiano

  • Tubos de aço ou PVC: Canalizam a água para a superfície.
  • Filtro: Estrutura de aço galvanizado para filtrar a água.
  • Pré-filtro: Constituído por sedimentos para filtrar e estabilizar a tradição.
  • Motobomba: Utilizada para poços semi-artesianos que necessitam de bombeamento.
  • Válvulas: Controlam a vazão da água no poço.
poço artesiano
Imagem reprodução via site Todo Estudo

Veja Também: Por que e como se especializar em Engenharia Geotécnica?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quais as vantagens da perfuração de poços artesianos?

A perfuração de poços artesianos é uma opção especialmente valiosa para propriedades rurais, onde geralmente a infraestrutura é mais limitada. Ela apresenta menor risco de esgotamento em comparação e está sujeita a menos poluentes comuns em comparação a fontes superficiais, como rios e lagos. Por isso, é considerada uma alternativa financeiramente benéfica a longo prazo. Esse suprimento contínuo às vezes é apontado como responsável pelo crescimento econômico de comunidades, agregando valor às propriedades.

poço artesiano
Imagem reproduzida de Água Viva

Quais são os cuidados necessários durante a perfuração de poços artesianos?

É importante ressaltar que não se pode perfurar um poço artesiano em qualquer lugar, apesar de ser permitido por lei. Deve-se consultar o município para entender as autorizações necessárias. Entre em contato com órgãos como Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e o Instituto Estadual do Ambiente, dependendo da localização.

Observação: A outorga municipal pode demorar até 6 meses em alguns municípios brasileiros.

Essa etapa também envolve testes, ensaios, laudos e parecer técnico para garantir conformidade com os padrões exigidos. Na dúvida, vale contatar uma empresa homologada e especializada em engenharia, sobretudo que possa fazer uma avaliação de impacto ambiental das ações. Afinal, tarefa complexa requer conhecimento técnico específico, que faz a diferença desde a regularização e execução do projeto, manutenção de sistema, recuperação de área e controle periódico da qualidade da água. Uma empresa especializada poderá até mesmo auxiliar com eventuais processos jurídicos relacionados aos poços artesianos, incluindo relação com concessionárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também:


Fontes: Tecnologia no Campo, Medium.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo