Já parou para pensar onde são realizados determinados trabalhos dos funcionários do Google, como por exemplo pesquisas, monitoramento, desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de buscas? Parte deste trabalho passou a ser realizado no Centro de Engenharia, inaugurado no último dia 4 de abril, em Belo Horizonte. A capital mineira recebe assim o primeiro centro de pesquisas e desenvolvimento da empresa na América Latina.
Atualmente, estão contratados 100 engenheiros e a previsão é de que o número aumente para 200 funcionários de diferentes estados do país, inclusive com profissionais do exterior. A contratação de profissionais acontece em um momento difícil ao setor e à economia como um todo no país.
Na cidade já funcionava, desde 2005, um escritório do Google. Nessa ano a empresa comprou a startup de buscas Akwan, formada por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre eles o atual Diretor de Engenharia do Google para a América Latina e professor da Universidade, Berthier Ribeiro-Neto.
O Centro de Engenharia passará a ocupar uma área com 4.800 metros quadrados, em um espaço anexo às instalações que já se encontravam na cidade. O estilo de trabalho dos profissionais no Centro é semelhante a outras unidades da empresa, de uma forma mais livre, e contando com espaços de convivência como sala de videogame, de sinuca e sala de ginástica. As oportunidades de crescimento e reconhecimento, além dos salários e benefícios que são bem vistos no mercado, fazem do Google uma das empresas mais visadas no mercado por graduados em diferentes áreas.
Entre os profissionais mais solicitados pela empresa estão os formados em Engenharia, principalmente com especialização em áreas referentes à Ciência da Computação e quem tenham conhecimentos fluentes em linguagem de programação. Além disso, o inglês é essencial.
Mesmo durante a fase experimental, no início do projeto, foi possível identificar já as contribuições do trabalho dos profissionais brasileiros, com diversas melhorias apresentadas no sistema de buscas a partir de pesquisas realizadas em âmbito local. O objetivo é que as novas instalações e o reforço profissional possibilitem o desenvolvimento dos processos que permitem a alteração de códigos de busca. De acordo com Ribeiro-Neto, a expansão do centro em Belo Horizonte é um dos fatores responsáveis por tornar mais clara a imagem da capital mineira como o Vale do Silício na versão brasileira.
Referências: Google Brasil Blog, Estado de Minas, G1, Época Negócios
Comentários
Luciana Reis
Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.