Citamos anteriormente aqui, no Engenharia 360, o concreto ecológico desenvolvido pela empresa Partanna Global. Porém, neste novo texto, queremos enfatizar o modelo de projeto de casa que absorve CO2 da atmosfera lançado pela empresa. Trata-se de um belo exemplo de Engenharia, desafiando os padrões de construção convencional e redefinindo os limites da sustentabilidade.
Conhecendo a Casa que Absorve CO2 da Atmosfera
A obra teste da "casa para o mundo" foi erguida em um arquipélago no Oceano Atlântico. Segundo os seus designers, ela poderia não apenas reduzir, mas ativamente extrair o dióxido de carbono do ar, algo comparado ao funcionamento de árvores na natureza. Isso se deve, é claro, ao uso de peças feitas de blocos concreto ecológico, que é fabricado a partir de materiais naturais e reciclados ativados por salmoura.
Uma característica interessante desse material é que ele fica fortalecido quando exposto à água do mar. Por isso, é considerado uma opção valiosa para comunidades costeiras, que são algumas das áreas mais propensas a desastres naturais. E, neste momento, planeja-se a construção de mil propriedades similares em colaboração com o governo das Bahamas, indicando um movimento revolucionário na construção de residências sustentáveis.
A Mensagem por trás da Construção da Casa para o Mundo
O projeto da casa construída pela Partanna marca o começo de um momento divisor de águas na construção de residências sustentáveis. Esse exemplar fornece uma nova perspectiva para a Engenharia Sustentável, muito além da estética, com adoção de tecnologias avançadas - incluindo painéis solares e sistemas de compostagem e coleta de água - e com compromisso com o meio ambiente, sendo catalisador para um futuro mais limpo e promissor. A proposta é realmente repensar o futuro da habitação no mundo.
Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fontes: Olhar Digital, Architectural Digest.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.