Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Carros voadores: startup japonesa planeja lançar novo meio de transporte em 2023

por Samira Gomes | 17/08/2020
Copiado!

Os veículos prometem tornar possível o serviço de táxi aéreo

Presentes em muitos filmes de ficção científica, os carros voadores deixarão de ser um objeto imaginário e futurístico no Japão a partir de 2023. Os veículos, projetados pela startup japonesa SkyDrive, asseguram completar qualquer distância dentro de Tóquio em apenas 10 minutos e devem se tornar completamente populares somente em 2050.

Carro voador do modelo denominado SD-XX, que se assemelha a um drone e tem como principal característica seu pequeno tamanho
O modelo, denominado SD-XX, se assemelha a um drone e tem como principal característica seu pequeno tamanho. Foto: Reprodução/SkyDrive Inc.

O menor carro voador do mundo

O projeto SD-XX, desenvolvido pela SkyDrive Inc. – que tem a Toyota por trás – com auxílio financeiro do governo japonês, consiste no menor veículo aéreo de todo o globo. Tomohiro Fukuzawa, CEO da fabricante, prevê que o protótipo deva ser apresentado oficialmente em 2023. Ainda, segundo ele, o objetivo é que o carro voador percorra diferentes distâncias no tempo máximo de 10 minutos dentro da capital do Japão.

O analista de tráfego aéreo, Rajeev Lalwani, concedeu uma entrevista ao Japan Times, na qual afirmou que o modelo SD-XX pode ser “uma alternativa econômica e eficiente para viagens de curta e média distância” e, dessa maneira, empresas de automóveis e companhias aéreas consequentemente perderiam mercado.

imagem ilustrativa do SkyDrive Inc, um dos carros voadores da empresa
Foto: Reprodução/SkyDrive Inc.

Detalhes do veículo aéreo

O carro voador tem capacidade para transitar por algumas dezenas de quilômetros com velocidade máxima de 100 km/h – com apenas dois passageiros – e ocupar a vaga de dois carros usuais. Além disso, o veículo só não será completamente autônomo, pois precisará de um motorista para realizar manobras emergenciais.

Por meio de um vídeo promocional, nomeado “O céu não é o limite para o menor carro voador do mundo”, a fabricante SkyDrive exemplifica como seria o dia a dia com um carro voador, como o protótipo que está sendo desenvolvido por ela. O SD-XX possui 1,5 metros de altura e 4 metros de largura por 3,5 metros, com quatro rotores que o fazem permanecer no ar, efetuando pousos e decolagens verticais.

Novo meio de transporte

A ideia principal do projeto é melhorar a mobilidade urbana, reduzindo o engarrafamento nos centros urbanos, bem como transportar pessoas para regiões montanhosas e remotas. O governo japonês também espera que a comercialização de carros voadores possibilite um resgate mais intensificado para vítimas de desastres naturais e outros incidentes.

Ainda em 2023, a SkyDrive Inc. visa colocar em prática o serviço de táxi aéreo em Tóquio e Osaka. O trajeto deve ser realizado entre pontos de negócios e turismo na região da Baía de Osaka – como o Universal Studios Japão, o Aquário Kaiyukan e o Osaka Expo –, e durar cerca três a cinco minutos, contrapondo os vinte minutos que o transporte terrestre costuma levar nesse trecho.

“Queremos lançar um serviço de táxi aéreo em importantes cidades do país, como Osaka e Tóquio, com os voos iniciais sobre o mar, já que seria muito arriscado começar sobrevoando áreas muito populosas”, disse o executivo-chefe Tomohiro Fukuzawa, ex-engenheiro da Toyota, em entrevista ao jornal.

O executivo Fukuzawa, CEO da empresa, assegura, ainda, que o preço do passeio será proporcional ao de uma curta viagem de helicóptero: por volta de 80 mil ienes (R$ 4.030).

imagem ilustrativa do SkyDrive sobrevoando o céu do Japão
Táxi aéreo tornará a rotina diária ainda mais prática e menos estressante. Foto: Reprodução/SkyDrive Inc.

Atualmente, existem centenas de protótipos de veículos aéreos pessoais. No entanto, apenas 20 supostamente serão lançados até a próxima década – englobando os das grandes empresas Uber, Boeing e Airbus.

Curte a tecnologia e inovação japonesa? Conheça Fujisawa SST: a cidade inteligente e sustentável do Japão e outras matérias do correspondente do Engenharia 360 no Japão.

Fontes: TecMundo; Olhar Digital; UOL

E você, teria interesse em um carro voador? Conta para a gente nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Samira Gomes

Engenheira de Produção em formação no Vale do São Francisco. Nordestina fascinada pela escrita. Almeja levar Engenharia e Tecnologia a todos, por meio das palavras, pois acredita que a leitura é a principal ferramenta de aprendizagem.

Comentários