Calcular vigas nem sempre é uma tarefa fácil. Felizmente, a calculadora HP salva na hora de fazer essas contas complicadas. No entanto, muitos alunos ficam confusos na hora de usar algum programa na HP para realizar essa tarefa. Por isso, nós separamos algumas dicas para você aprender a fazer o cálculo de vigas com o VigaG!
Cálculo de vigas com o VigaG
Como o nome diz, o VigaG é um programa de cálculo de vigas (determinadas ou indeterminadas). Com ele, é possível calcular diagrama de força cortante, reações de apoio, momento fletor e equação da flecha. Os dados ficam gravados em um arquivo de dados no formato .dat .A vantagem é que ele é um programa intuitivo e fácil de usar.
Para instalar, é preciso baixar o VigaG no computador, e copiar para o cartão de memória. Uma vez dentro do cartão de memória, é preciso copiar o arquivo para a pasta home da HP. Se você abriu o programa e ficou perdido, pode ficar tranquilo. Basicamente, você vai inserir os dados e visualizar o desenho da viga na HP.
De modo simplificado, L (Lenght) é o tamanho da viga e EI é o coeficiente de elasticidade. Depois, é preciso escolher o suporte (de apoio, fixo e livre), da esquerda e da direita. Em seguida, aparece a imagem da viga. Você pode adicionar mais apoios (F1), as forças (pontual, torção, linear ou variável) (F2). O próximo passo é a escolha da força e a distância. Se você não gostou ou errou algo, possível fazer alterações em F3 e F4. Por último, você pressiona OK e, caso queira, pode salvar os dados.
Nos resultados, é possível ver o momento, as reações, os gráficos, as forças em um ponto qualquer, ponto máximo e mínimo, etc. Você vai perceber que o programa é muito intuitivo e fácil de usar.
Veja Também: Para baixar: apostila gratuita com operações da HP
Vale lembrar que é preciso que você saiba quais unidades está usando. A HP não te mostra as unidades, ou seja, é preciso que você siga um padrão na hora de inserir. Não pode inserir um dado em metros e outro em centímetros, por exemplo. A sua resposta será nas mesmas unidades que você considerou na entrada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
É claro que é interessante saber como o cálculo da viga é feito e calcular manualmente algumas vezes. Essa é a parte de aprendizado e compreensão do processo de cálculo. Uma vez que você aprendeu, fica mais fácil usar e interpretar os resultados dados pela HP. Caso você esteja inseguro, a dica é refazer um exercício que você já fez manualmente.
A HP possui uma infinidade de recursos que podem tornar sua vida mais simples e facilitam também na hora de conferir um exercício que você fez manualmente. No fundo, usar a HP ou qualquer outra tecnologia é baseado em uma questão de perder o medo e mexer. Você não vai aprender se não pegar e usar, sem medo de errar.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.