Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Bolas de plástico evitam seca na Califórnia

por Clara Ribeiro | 25/09/2015
Copiado!

O efeito é gradativo e lento. A escassez de água vem acontecendo há décadas sem ninguém perceber, e ao contrário do que muita gente pensa, os sinais não aparecem só por aqui, mas sim no mundo todo.
E com o problema, surge também discussões e ideias para tentar solucioná-lo!
Em algumas represas dos estados norte-americanos, já foram tomadas precauções indispensáveis, ainda assim as imagens são assustadoras.

represaEuaCalifórnia-blog-da-engenharia

Solo seco e rachado no fundo da represa Alamden em San Jose, na California, EUA.


Na Califórnia, por exemplo, a falta de chuvas afeta a população assim como em São Paulo. Pensando numa resolução, o governo jogou mais de 90 bilhões de bolas plásticas na água dos rios do estado para minimizar, ou pelo menos adiar as perdas causadas pelas secas.
Elas são conhecidas como “Bolas de Sombra” e funcionam como uma proteção, evitando a evaporação de mais de um bilhão de litros de água anualmente. O investimento feito pelo governo americano foi no total de  US$ 34,5 milhões, aproximadamente R$ 120 Milhões.
secanoseua-blog-da-engenharia
Os componentes das bolas bloqueiam os raios solares e isso, e com isso, além de impossibilitar a evaporação, também conseguem evitam a conversão do cloro em agentes cancerígenos ao refletir os raios UV.
As bolas tem o mesmo material que os galões de leite da Califórnia, sem substâncias químicas prejudiciais à água.
Confira o vídeo e entenda melhor como foram despejadas as bolas negras para evitar a seca na Califórnia:

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários