No dia 18 de outubro de 2023, o presidente norte-americano, Joe Biden, fez uma visita estratégica em Israel para tratar sobre as questões do conflito do país com o grupo Hamas, na Faixa de Gaza. Chamou atenção o luxo da aeronave Air Force One, que fez o deslocamento do governante até o Oriente Médio. Mas, afinal, qual é o modelo de avião utilizado nesse caso pela Força Aérea dos Estados Unidos? O Engenharia 360 apresenta a resposta no texto a seguir. Confira!
O que significa Air Force One?
É claro que a expressão 'Air Force One' não faz relação com o modelo das aeronaves usadas pela Força Aérea dos Estados Unidos, mas a função que elas recebem, que é levar a bordo o presidente do país.
Ao longo da história, já houve vários Air Force One. Também já existiram vários Army One e Marine One, utilizados pelo Exército e Fuzileiros Navais, respectivamente. Geralmente esses termos surgem nas comunicações entre centros de controle aeronáutico. Especialmente o Air Force One é sempre um modelo Boeing.
Já se usaram versões cujo design é baseado no Boeing 747-200B. Mas, ao longo do tempo, foram propostas muitas melhorias e modificações para garantir a segurança e a capacidade de transporte presidencial. Assim surgiu um novo Air Force One, baseado no Boeing 747-8i, já em processo de montagem e que logo servirá para a segurança e mobilidade do presidente dos Estados Unidos.
Qual foi a proposta de esquema de pintura para o Air Force One?
Gostaríamos também de destacar as características de design do Air Force One no governo de Joe Biden. Havia uma proposta do ex-presidente Donald Trump para pintura da aeronave, com as cores vermelha, branca e um tom mais escuro de azul, que foi vetada devido a preocupações com o aumento de temperatura causado pelo azul-escuro, exigindo testes adicionais.
Então surgiu a proposta de Joe Biden de manter o esquema de pintura tradicional do Air Force One, semelhante ao usado desde a década de 1960. Mesmo assim, vale dizer que atualmente os Estados Unidos usam nessa função os aviões VC-25A. As aeronaves em fase de construção são VC-25B. A previsão é que sejam entregues em 2027 e 2028 - atraso de 24 meses em relação às datas contratuais originais -, com mais tecnologias e atualizações de engenharia para estender sua vida útil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Quais são as justificativas para a substituição dos VC-25A?
Agora, por que os Estados Unidos estão trocando os VC-25A pelos VC-25B? Bem, existem diversas explicações. Primeiro uma maior necessidade de ampliação de capacidade e diminuição de custos de manutenção - já que muitas peças do VC-25A já estão obsoletas.
O novo Air Force One, VC-25B, deve vir com muitas melhorias. Por exemplo, atualizações no sistema elétrico, no sistema de comunicação, no sistema de autodefesa e no design interior, com sala de reuniões, escritório presidencial, ambulatório médico, e muito mais itens. Na parte externa, o novo avião deve apresentar pintura azul mais profunda, sem a seção de metal polido e mais algumas mudanças das ligas de revestimento.
Veja Também:
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.