Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Astrofísico afirma saber como construir uma máquina do tempo

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 06/01/2020 3 min

Astrofísico afirma saber como construir uma máquina do tempo

por Larissa Fereguetti | 06/01/2020
Copiado!

O astrofísico Ron Mallet acredita que encontrou uma maneira teórica de voltar no tempo. Parece coisa de ficção científica, principalmente pelo fato de que os colegas do cientista não estão tão certos de que sua ideia de máquina do tempo possa realmente funcionar. Será?

Mallet é professor titular de física na Universidade de Connecticut. Recentemente, ele afirmou à CNN que desenvolveu uma equação científica que pode ser usada como base para uma verdadeira máquina do tempo. Para mostrar sua teoria, ele chegou a construir um protótipo de dispositivo para ilustrar um dos componentes. O problema é que ninguém ficou tão empolgado assim com a ideia e seus colegas ainda não estão convencidos de que isso vai funcionar.

máquina do tempo astrofísico Ron Mallet
Imagem: apkpure.com

A ideia da máquina no tempo é baseada na teoria da relatividade especial (ou restrita) publicada em 1905 por ninguém menos que Albert Einstein. Segundo tal teoria, o tempo se acelera ou desacelera dependendo da velocidade com que um objeto se desloca relativamente a outro. Um experimento mental que ajuda a compreender é o paradoxo dos gêmeos, no qual o gêmeo que viaja ao espaço em uma nave de grande velocidade voltará para a Terra mais novo que o gêmeo que ficou por aqui (a ideia é semelhante à mostrada no filme Interestelar).

Se pararmos para pensar nesse experimento mental, parece que o gêmeo que foi para o espaço viajou para o futuro, visto que, quando ele retorna para a Terra (mesmo tendo ficado pouco tempo na viagem), muitos anos se passaram por aqui. O problema mesmo é conseguir voltar no tempo, algo que Mallet acredita que poderia resolver por meio de lasers.

Em sua entrevista à CNN, o professor diz que sua máquina depende da teoria da relatividade geral, também de Einstein. Essa, publicada em 1915, diz que a curvatura do espaço-tempo está relacionada diretamente a energia e ao momento de qualquer matéria e radiação. Segundo Mallet, Na teoria de Einstein, o que é chamado de espaço também envolve o tempo (por isso é chamado de espaço-tempo) e o que você faz com o espaço também acontece com o tempo.

máquina do tempo astrofísico Ron Mallet
Imagem: edition.cnn.com

O astrofísico acredita que é possível transformar o tempo em um “loop” para viajar no passado. Seu protótipo mostra como os lasers podem ajudar, levando a uma nova maneira de olhar para a possibilidade de uma máquina do tempo.

Apesar de estar otimista sobre o que está fazendo (mesmo admitindo que por enquanto tudo é teórico e que seu projeto tem limitações), alguns colegas astrofísicos acreditam que sua teoria tem falhas. Ainda assim, Mallet não deve ser visto como um cientista maluco ou algo do gênero: ele construiu uma carreira investigando buracos negros e a relatividade geral e, mesmo que não consiga fazer uma máquina do tempo, tentar nunca foi proibido.

Quando se fala em viagens no tempo, entra-se em diferentes paradoxos e questões éticas que a própria ficção já fez questão de mostrar que alterar o passado ou o futuro não é uma boa ideia. Mas, como a CNN mostra em sua entrevista, toda a história de Ron Mallet com viagens no tempo começou com o desejo de reencontrar seu pai, que faleceu quando ele tinha apenas 10 anos.

Fontes: CNN; Futurism.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários