Atualização: A SpaceX adiou a primeira tentativa de lançamento da Starship devido a um problema técnico, mas agora está programada para a quinta-feira (20) de abril de 2023. A empresa terá uma janela de lançamento que abre às 7h28 (BRT) e fecha às 8h30 (BRT). O lançamento será transmitido ao vivo no site da SpaceX. A tentativa de lançamento original foi cancelada devido a um problema de pressurização.
Veja Também: Nova corrida espacial: missão da SpaceX traz materiais de pesquisa do espaço
A proposta da empresa de Elon Musk sempre foi tornar as viagens espaciais algo mais “acessível”. Foguetes como da Starship, utilizados mais de uma vez, podem baixar, e muito, o valor das missões para a Lua ou outros planetas. A saber, hoje, o custo com o lançamento de um foguete, em sua maior parte, está ligado à quantidade de combustível utilizado para superar a gravidade terrestre. Por isso é que o abastecimento orbital parece uma ideia interessante para os desenvolvedores.
Veja Também:
Conheça Gwynee Shotwell: presidente e COO da empresa de exploração espacial SpaceX
O sistema de transferência de fluidos da Starship
Funcionário da SpaceX pode adiantaram alguns detalhes sobre esse novo sistema. Em sua conta no Twitter, o usuário Erc X publicou uma representação com dois foguetes Starship acoplados, em órbita, para “transferir fluidos”. De acordo com o autor da imagem, ela foi feita a partir da descrição que o próprio Elon Musk fez sobre o novo sistema de abastecimento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Esse sistema de abastecimento orbital é parte intrínseca para o avanço da exploração espacial. No ano de 2020, a NASA fechou acordos com 15 empresas para financiar pesquisas e desenvolvimento de projetos relacionados à gestão de propelente criogênico no espaço, principalmente na superfície lunar. Aliás, um desses acordos foi com a SpaceX!
Com um contrato de US$ 53,2 milhões, a empresa deve realizar uma demonstração em larga escala da Starship para transferir 10 toneladas métricas de oxigênio líquido entre os tanques de um veículo Starship. Na época em que o contrato foi divulgado, ficou dito que “combinar a rápida reusabilidade do Starship com o abastecimento orbital é algo crítico para o transporte de um grande número de pessoas e cargas à Lua e Marte”.
Detalhe que, em simulações anteriores, a proposta era realizar o abastecimento conectando as naves ponta a ponta, diferente da imagem publicada. É provável que, em muitas ocasiões ainda no futuro, a SpaceX tenteprovar que o seu sistema Starship está mesmo preparado para ir ao espaço.
Para não perder nenhuma novidade da exploração espacial, continue acompanhando o Engenharia 360!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: CanalTech.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.