Engenharia 360

A plataforma 3DEXPERIENCE na prática: estudos de caso

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/02/2022 | Atualizado em 11/04/2022 7 min

A plataforma 3DEXPERIENCE na prática: estudos de caso

por Redação 360 | 10/02/2022 | Atualizado em 11/04/2022
Engenharia 360

O Engenharia 360 pode acompanhar, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o evento 3DEXPERIENCE World 2022. E antes e durante este tempo, mostramos várias soluções bacanas apresentadas pela Dassault Systèmes, dentre elas os softwares SolidWorks e DELMIA Works, além da plataforma 3DEXPERIENCE. Mas o que será que os projetistas conseguem fazer com tudo isso, na prática? Veja exemplos neste texto!

SolidWorks para Silverstone

O SolidWorks foi utilizado em projetos de componentes da Bayer e até na compilação do conjunto mestre, usando o software PDM. Em outro momento, o SolidWorks Elétrica serviu para acertar o encaixe de todos os componentes elétricos na montagem, simulação, simulação de estruturas e demais soluções. O software de PDM, nesse caso, serviu para gerenciar cada pessoa individual da equipe, além do material de trabalho, e usando os pacotes de visualização para fazer testes.

3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de SolidWorks
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de SolidWorks

SolidWorks Student para robótica

As ferramentas da equipe de projeto do SolidWorks Student estão sendo adotadas e incorporadas por empresas de manufatura para o desenvolvimento de tecnologia robótica. A ideia é, com isso, reduzir as despesas gerais e garantir permanência produtiva dentro de um mercado global. Neste cenário, tanto o SolidWorks quanto a plataforma 3DEXPERIENCE ajudam nos seus desafios. As equipes trabalham em peças e montagens de forma colaborativa de qualquer lugar, testando o geométrico dos protótipos para condições físicas de montagem. Também fazem projeções de custos, geram relatórios, e mais. E o legal é que eles conseguem aprimorar esses processos e o valor da programação até mesmo offline, reduzindo o tempo de inatividade e custos operacionais; já online, a atualização de tudo é feito de forma colaborativa, de qualquer lugar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de FIRSTRoboticsCompetition

3DExperience Market Place para Hoverboard Solar

Estudantes resolveram responder ao DS Sustainability Challenge apresentando uma proposta inovadora de negócio. Assim surgiu a ideia do Hoverboard Solar. Ele é feito de bambu, 100% reciclável. Seu projeto foi desenvolvido dentro da plataforma 3DEXPERIENCE, onde os jovens encontraram conjunto de materiais, oportunidades de treinamento, comunidade de suporte e muito mais, trabalhando com facilidade em grupo, a qualquer hora e lugar. E foi a ferramenta 3DEXPERIENCE Market Place os ajudou a encontrar na web fabricantes para ajudar na realização do primeiro modelo.

3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE Edu
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE Edu

3DEXPERIENCE Lab para o projeto OpenR2

O famoso robô R2-D2, de Star Wars, funcionava de verdade quando víamos nos filmes. Porém, ele era repleto de controles eletrônicos dentro da “cabeça”. Este modelo velho de robô sempre inspirou muitos engenheiros, tanto que eles pensaram “E se refizéssemos o modelo com a tecnologia de hoje, totalmente autônomo?”. Assim surgiu o projeto openr2.org! Num sistema de colaboração, dentro da plataforma 3DEXPERIENCE Lab, um grupo de pessoas trabalhou para criar essa nova versão robótica. Eles usaram os softwares Catia, Anovia e Simulia e mais aplicativos no processo. Com o hardware adequado, eles conseguiram desenhar um modelo 3D para fabricar o R2-D2 em qualquer material – inclusive fazendo simulações e gerando vistas como se o robô tivesse sido cortado a laser. Deu certo! O resultado foi divulgado nas redes!

3 2
Imagem reproduzida de OpenR2
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de OpenR2

Magic Weelchair [#engenhariatransforma]

Este projeto é incrível! Uma “cadeira mágica” com design especial, feita para uma menininha em homenagem ao seu aniversário de 10 anos. Com direito a castelo e coroação, certamente a Engenharia deu à ela uma alegria inigualável neste dia! “Trazendo para a realidade a essência de quem eles são na forma de uma fantasia épica usando todos os poderes da 3DEXPERIENCE.”.

Futura Gaia e o novo conceito de cultivo

Não podemos esperar pelo amanhã! O mundo vive uma mudança; assistimos a criação de um cenário devastador, com alterações climáticas, crise hídrica e problemas de ocupação do solo. A Futura Gaia representa um novo modelo de negócio, onde sistemas tecnológicos, como os da SolidWorks e 3DEXPERIENCE, ajudam os produtores a enfrentarem esses novos desafios. A proposta é fazer uso de mecanismos agrícolas tradicionais e científicos para mudar a cadeia alimentar, satisfazendo os consumidores com um cultivo de produtos mais saudável e sustentável – inclusive através de modelo de fazendas verticais.

Futura Gaia
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE
Futura Gaia
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE

Protótipo H2 Clipper

A tecnologia para desbloquear a economia do hidrogênio.

Kate Reed e o projeto Bug Eyed

Esta jovem usa a inspiração que tem na natureza e no mundo atual ao redor, mais o seu conhecimento em robótica, para produzir modelos de “tecnologia vestível”, que até parece natural. É como se pudéssemos unir algo humano a algo computadorizado! Ela mesma dá, em testemunho de vídeo à 3DEXPERIENCE, o exemplo de seu projeto ‘Bug Eyed’. Trata-se de um par de óculos de vigilância que mostra todos os dados de desgaste. Ele é inspirado nos olhos dos insetos, com seu reflexo brilhante de arco-íris. E foi projetado em forma de ‘X’, um trabalho orgânico feito dentro de softwares através de processos e sistemas naturais para resolver problemas.

Na verdade, Kate começou o projeto pelo programa acadêmico 3DEXPERIENCE. A modelagem 3D parece ser o centro do fluxo do seu trabalho. E, na plataforma, ela usou a ferramenta xShare, bastante intuitiva. O resultado você pode ver nas imagens!

3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE

Pesca da Lagosta e controle sistêmico em SolidWork

Em um vídeo publicado dentro do site do 3DEXPERIENCE World 2022, é contada a história de um equipamento desenvolvido especialmente para a pesca da lagosta no Atlântico Norte. Ele permite que os pesqueiros continuem a operar sem problemas, mesmo com o emaranhado das redes que acontece pela travessia das baleias nessa região do mar. Em tal caso, é usado um sistema com armadilha superior, rede e boia no fundo das águas. Foi idealizado um sistema de elevação da lagosta por meio de flutuabilidade usando ar comprimido – suficiente para inflar a boia, que eleva o elevador da lagosta até a superfície. Já a comunicação geral do sistema com a superfície é feita através de um sinal acústico – hidrofone – e conta com dispositivos eletrônicos. Todos os dados coletados servem para monitoramento e tomada de ações. E justamente esse projeto e controle sistêmico bastante complexo que só pode ser realizado porque contou com um software de qualidade, o SolidWorks.

3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE

SolidWorks em projeto de código aberto fab labs

Para finalizar, outro testemunho apresentado no 3DEXPERIENCE é o do aluno Jake, do MIT. Ele conta o quanto o SolidWorks foi importante para o desenvolvimento de um projeto MTM de máquina, que começou em fab labs. Aliás, há 1500 fab labs atualmente em operação no mundo, de acordo com ele. O objetivo do grupo do MIT era que as fab labs pudessem produzir fab labs para a disseminação viral da tecnologia de fabricação digital – principalmente, reduzindo o preço para aumentar a acessibilidade e ter esses meios de produção nas mãos das pessoas que administram as fab labs.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto MTM SNAP foi lançado em 2011, visando a fabricação de placas de circuitos. Disso saiu outro projeto, agora para uma empresa de moagem, onde eixos de máquinas são feitos de papelão, com as peças cortadas a laser. Nesse local, usam-se máquinas de medição de materiais para bioplásticos. O resultado do trabalho foi o desenvolvimento de uma impressora para cerâmica mais outros lançamentos de ferramentas. Mas o diferencial é que a base modular do projeto pôde ser adaptada a vários projetos. Foi usado arquivo de código aberto – remoto no navegador – para manter uma visão global das informações e participação da equipe. E o SolidWorks fez controle das tecnologias, canalizando dados CAD para exportar a geometria para impressora que fazia as peças desenhadas. Nesse processo, o fluxo de trabalho foi constante e híbrido.

3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE

Máquina de absorvente com tecnologia 5D

Esta história se refere à primeira solução de processamento de reciclagem de absorventes higiênicos do mundo, atendendo ao problema de indisponibilidade e inacessibilidade de organizações. Ela elimina parte das preocupações das mulheres sobre o esquecimento de um absorvente ou qualquer outra emergência menstrual. E envolve a utilização de uma máquina compacta com vendas de peças e com opções de pagamento personalizadas.

Além disso, foi produzida também uma lixeira para separação de resíduos, instalada dentro de cubículos de banheiros individuais, onde as mulheres podem despejar seus absorventes com segurança e privacidade. A mesma foi equipada com sensor moderno, deixando o equipamento livre de toque e, assim, reduzindo a atividade microbiana e maus odores. O material dentro dela é coletado e depois levado a uma unidade de processamento. No local, uma máquina utiliza processo mecânico para converter lixo sanitário em celulose segregada e esterilizada, saindo em forma de plástico.

Esta tecnologia 5D patenteada é destinada para o descarte e reciclagem. E ela pode ser usada na fabricação de papéis, tampos de mesas e vasos de plantas. 

3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE
3DEXPERIENCE
Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE

Para terminar, um vídeo apresentando a plataforma de inovação social “Make for Good Make it on for 3D”, ajudando a facilitar jornadas de ‘makers’ na fabricação digital, design e sustentabilidade:

  • 3DEXPERIENCE
  • 3DEXPERIENCE
  • 3DEXPERIENCE
  • 3DEXPERIENCE

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo