Até pouco tempo atrás, era comum ver a Elizabeth II, Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes - Commonwealth - simplesmente dirigindo, como se fosse uma pessoa normal, o seu Range Rover. Muitos não sabem, mas, para os súditos, ela é popularmente conhecida como a "Princesa Mecânica". Isso porque, em seu tempo como jovem princesa, ela chegou a trabalhar como mecânica e a dirigir caminhões, nutrindo uma verdadeira paixão pela Engenharia.
Veja Também: Conheça todas as 6 residências em que a Rainha Elizabeth II morou
Rainha Elizabeth II na Segunda Guerra Mundial
No começo de 1945, os pais de Elizabeth, reis do Reino Unido, decidiram que a jovem poderia participar da Segunda Guerra Mundial, como assim era o seu desejo. E ela resolveu fazer isso de uma maneira pouco convencional ou previsível para um membro da família real. A moça se tornou membro do Serviço Feminino Auxiliar do Território (ATS), das Forças Armadas Britânicas, ficando responsável por atividades de reparos em automóveis. Para isso, até mesmo chegou a frequentar um curso de duas semanas sobre Mecânica Básica.
Mais tarde, Elizabeth se habilitou a dirigir ambulâncias, jipes e caminhões. Dizem que ela sabia montar e desmontar muito bem motores, além de trocar pneus. Imagine a cena: uma futura Rainha com as mãos sujas de graxa, passando a maioria de seu tempo dentro de uma oficina e realizando suas refeições em um hangar, junto de suas colegas voluntárias da Guerra. A diferença é que, no fim do dia, ela era levada em segurança ao castelo de Windsor.
Veja Também: Rainha Elizabeth II e o caso de Aberfan, uma catástrofe geotécnica
Engenharia Mecânica | Uma paixão para toda a vida
"No fundo, Engenharia é usar a ciência para encontrar soluções criativas e práticas. É uma profissão nobre." - Rainha Elizabeth II
Mesmo depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, a Elizabeth continuou nutrindo sua paixão por motores e automóveis. Tanto que, durante toda a sua vida, ela jamais renunciou a dirigir e reparar os carros da coleção real sempre que podia. Foi ela que ensinou seus próprios filhos a dirigirem. Realmente nada disso era comum para os membros da realeza.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Talvez, se Elizabeth não fosse herdeira do trono de George VI e nascida em outra época, não teria estudado Engenharia Mecânica em uma instituição de Ensino Superior. Mesmo assim, a "Princesa Mecânica" foi autodidata no assunto, uma inspiração para muitas mulheres que se interessam por trabalhar com a Engenharia Mecânica!
Fontes: Razão Automóvel, UOL, Mega Curioso.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.