Recentemente, a engenharia deu um importante passo em direção à geração sustentável de energia. Foi inaugurada em Gotemburgo, na Suécia, a maior turbina eólica de madeira do mundo, projeto da startup Modvion. Essa estrutura desafia as convenções tradicionais de tecnologia e oferece uma solução bem eficiente para a indústria eólica, que depende hoje fortemente do aço, devido à força e durabilidade desse material.
A Modvion focou nos desafios logísticos do setor, especialmente para projetos de usinas terrestres, com barreiras para o transporte do aço para locais mais remotos. Assim, propôs a alternativa das turbinas de madeira. Confira mais informações no texto a seguir, do Engenharia 360!
Veja Também: Descubra os principais tipos de madeiras na construção civil brasileira
Características da maior turbina eólica de madeira do mundo
A inovação da Modvion é uma verdadeira maravilha da engenharia. Trata-se de uma torre consideravelmente leve, apesar dos seus 105 metros de altura e lâminas de 150 metros. As peças de madeira são compostas de dezenas de camadas de madeira laminada folheada, cada uma com 3 milímetros de abeto sustentável. Especialmente a estrutura modular, composta por 28 módulos, utiliza fixadores de aço em sete seções, proporcionando muita força ao conjunto.
Como parâmetro de referência de potência, podemos citar o modelo anterior da Modvion, instalado em 2021 na Dinamarca pela Vestas, capaz de produzir 2 MW. Agora, a Modvion planeja produzir em massa, com a meta ambiciosa de fornecer 100 novas turbinas eólicas de madeira por ano a partir de 2027.
Veja Também: Austrália deve construir o Arranha-Céu de Madeira Mais Alto do Mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Principais vantagens das turbinas de madeira para geração de energia
Redução nas emissões de CO2
Já citamos os benefícios logísticos no começo deste texto. Agora, neste ponto, achamos importante destacar como esse modelo de torre da maior turbina eólica de madeira do mundo representa uma possibilidade de redução das emissões de carbono negativas. Lembrando que a produção do aço envolve queima de combustíveis fósseis.
No caso da produção dos produtos Modvion, a madeira utilizada viria de áreas de reflorestamento. E as árvores plantadas para extração de madeira podem absorver carbono durante seu ciclo de vida. Os dados divulgados indicam que foram cultivadas de forma sustentável 200 árvores para as torres já produzidas.
Facilidade de montagem
O modelo da maior turbina eólica de madeira do mundo é bastante fácil não só de ser transportado como também de ser montado, por conta dos módulos menores. As torres da Modvion podem ser movidas da fábrica até a área de instalação por rotas em estradas convencionais.
Reciclagem das peças
Ao término da sua vida útil, a maior turbina eólica de madeira do mundo deverá ser desmontada e suas peças deverão ser encaminhadas para reciclagem. E a madeira reciclada será destinada para o uso em vigas de alta resistência na construção civil. Certamente esse ciclo de vida sustentável destaca o compromisso da startup sueca com a ecologia e a minimização do impacto ambiental.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Perspectivas futuras para a indústria eólica
Analisando este projeto da Modvion, para a maior turbina eólica de madeira do mundo, podemos considerar que estamos diante de um momento significativo da história da engenharia, com grandes mudanças no modelo padrão de geração de energia. Enfim, desafiamos os limites tradicionais dos materiais, permitindo que a indústria eólica seja mais eficiente, sustentável e ecologicamente correta do que nunca. Inclusive, grandes players, como Siemens Gamesa e Vestas, reconhecem o potencial dessa abordagem inovadora.
À medida que a tecnologia das torres de turbinas eólicas de madeira continuar a evoluir, é provável que elas se tornem a norma na indústria eólica. A promessa é de torres mais altas e mais eficientes.
O plano inicial da Modvion já é um sucesso e ele prevê que, em 10 anos, 10% das turbinas instaladas globalmente sejam feitas de madeira. O que você acha dessa perspectiva? Escreva sua resposta na aba de comentários!
Veja Também:
Fontes: Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.