A empresa Google, em parceria com o laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o Centraal, hub de empreendedorismo mexicano, está lançando inscrições para o LAC Women Founders Accelerator. Essa é uma grande oportunidade para mulheres empreendedoras na região da América Latina e Caribe expandirem sua rede de contatos. Em síntese, o processo, chamado WeXchange, já envolveu até agora 500 pessoas mentoras e investidores internacionais, considerado o maior ponto de encontro entre empresários STEM e investidores.
Qual é o objetivo do programa WeXchange?
A ideia da Google e suas parceiras é incentivar a criação de ecossistemas de inovação, por meio do desenvolvimento de programas próprios que forneceram ferramentas. Além disso, conhecimento técnico e habilidades sociais para milhares de empresários, que hoje lideram as startups mais representativas e de maior potencial da região. Primeiro, serão promovidas startups lideradas por mulheres nas áreas de STEM - que são a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
"Programas de incentivo como esse são essenciais para promover e fortalecer startups latino-americanas lideradas por mulheres, em um ambiente tecnológico ainda desigual em termos de gênero, e é um dos grandes pilares de atuação do Google for Startups na região."
- diz Fernanda Caloi, gerente de programas do Google for Startups Brasil, em reportagem de Startupi.
A saber, no ecossistema brasileiro, apenas 4,7% das startups foram criadas somente por mulheres e 90% foram fundadas exclusivamente por homens, segundo o Relatório Female Founders, realizado pelo Distrito em parceria com a Endeavor e B2Mamy, em 2021.
Veja Também: Entenda os detalhes que regem o novo Marco Legal das Startups, sancionado pelo Governo Federal em 2021
LEIA MAIS
Quem pode participar do processo da Google?
Existem certos requisitos básicos para a participação de startups no processo lançado pela Google e suas parceiras. Antes de tudo, as empresas precisam estar em estágio avançado de desenvolvimento, com produto ou serviço já disponíveis no mercado e com tração nos negócios, considerando faturamento comprovado ou rodada de investimentos realizada. Depois, ter pelo menos, uma mulher como fundadora ou em cargo de liderança. Por fim, sua sede e operação precisam estar localizadas em países na América Latina ou Caribe.
Quando começará o evento e o que ele irá oferecer para as startups?
Especialistas do Google, WeXchange/ BID Lab e Centraal vão dar início à agenda do fórum WeXchange em breve. Em datas marcadas, serão apresentadas as startups já selecionadas para os investidores cadastrados. O Demo Day (Dia de Demonstração) será em 1 e 2 de dezembro de 2021. E todos vão se encontrar em um programa virtual personalizado de dez encontros, incluindo, dessa forma:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- workshops sobre tecnologia, marketing digital, liderança, cultura corporativa e captação de recursos, além de sessões de mentoria individuais.
Para mais informações visite o site da WeXchange.
Fontes: Globo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.