Com foco nas preocupações ambientais, os fabricantes de veículos intensificaram nos últimos anos sua produção de carros elétricos. E esses veículos têm conquistado grande popularidade, baseada neste discurso de que a tecnologia é sustentável e de baixa pegada de carbono. No entanto, os usuários têm ficado com algumas dúvidas. Primeiro com relação à autonomia, mas também em como fica o desempenho e segurança dos veículos em diferentes climas.
No artigo a seguir, do Engenharia 360, vamos entender porque os climas extremos são considerados inimigos dos carros elétricos. Também quais as medidas indicadas pelos fabricantes em diferentes cenários. Confira!
O impacto do calor intenso nos carros elétricos
Começamos falando sobre as condições que mais impactam os carros elétricos, que são os dias quentes. As altas temperaturas comprometem a eficiência, vida útil e capacidade de armazenamento de energia de suas baterias, que são extremamente sensíveis ao calor. Neste caso, a autonomia do veículo despenca, sendo necessárias mais pausas para recargas. Também é possível que alguns componentes eletrônicos apresentem falhas.
Para mitigar os efeitos, os engenheiros têm equipado esses veículos com sistemas de gerenciamento térmico, que ajudam a manter a temperatura da bateria dentro dos limites seguros. Muitos carros elétricos modernos têm ainda sistemas de refrigeração de bateria. Mas o que ajuda é o usuário estacionar seu automóvel em locais sombreados ou cobertos, e ainda explorar os ajustes de temperatura interna (para uso enquanto o carro está sendo carregado) oferecidos pelos fabricantes - algo que deve ajudar a proteger a bateria.
A autonomia dos carros elétricos em condições de neve
Agora, vamos para um cenário oposto, mas igualmente desafiador. Em dias de neve, pode-se perceber uma redução de autonomia e tração limitada dos pneus nos carros elétricos, afetando seu desempenho. Nestes dias, ajuda se o usuário ativar o sistema de tração nas quatro rodas ou tecnologia de controle de tração. Essas funcionalidades ajudam a aumentar a segurança e a estabilidade do veículo em estradas escorregadias.
A energia necessária para aquecer a cabine e a bateria pode aumentar o consumo, resultando em uma autonomia reduzida.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Os fabricantes indicam ainda outras medidas para dias congelantes. Para começar, deixar o nível de carga acima de 20%, reduzindo o impacto das temperaturas baixas. Segundo, utilizar a partida programada, uma função que permite que o carro determine o melhor momento para iniciar o carregamento e o pré-condicionamento, garantindo eficiência.
A segurança de recarga dos carros elétricos em dias de chuva
Será que carros elétricos podem ser recarregados em dias de chuva? Bem, é óbvio que os fabricantes pensaram nisso. Então, sim, é seguro recarregar o veículo, mas só em condições de chuva leve a moderada. Vale destacar que, respeitando as condições de segurança, deve-se apenas utilizar carregadores e tomadas específicas para tal. Isso quer dizer: equipamentos à prova d'água ou para uso em ambientes úmidos.
Todavia, evite expor esses equipamentos direto com água. Ademais, verifique as condições do cabo antes de ligá-lo à energia, evitando curto-circuito.
Veja Também: Como funciona o carregador solar de carros elétricos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os possíveis danos causados por enchentes
Os carros elétricos são projetados para resistir a condições de umidade. Porém, a exposição prolongada à água pode causar danos irreversíveis ao veículo, sobretudo à sua bateria e sistema elétrico tão complexo. Como já citado antes, há riscos de curtos-circuitos. Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar: evite dirigir em áreas de enchentes! E se o carro for exposto à água, ele deve ser desconectado imediatamente da fonte de energia. Por fim, busque assistência técnica para avaliar e reparar possíveis danos.
Todas essas medidas são fundamentais para garantir a segurança e a integridade do veículo em situações de clima extremo!
Dicas extras para enfrentar climas extremos
- Monitore as condições climáticas: Planejar suas viagens considerando as condições do clima pode evitar surpresas desagradáveis.
- Faça manutenção preventiva: Manter o carro elétrico sempre revisado e em boas condições é crucial para garantir o melhor desempenho em qualquer clima.
- Use recursos de pré-condicionamento: Aquecer ou resfriar o carro antes de entrar, enquanto ele continua conectado ao carregador, ajuda a economizar energia e preservar a bateria.
A indústria automotiva está sempre inovando para atender às demandas dos motoristas em condições adversas. Com os avanços tecnológicos, espera-se um aumento na eficiência e segurança dos carros elétricos. No entanto, é fundamental ampliar a infraestrutura de carregamento, facilitando o acesso dos motoristas à recarga dos seus veículos, independentemente das condições climáticas.
Veja Também: Melhores cidades brasileiras para carros elétricos
Fontes: Olhar Digital, UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.