Engenharia 360

Os 12 maiores monumentos da engenharia de Paris

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/07/2024 | Atualizado em 31/07/2024 6 min
Imagem reproduzida de Jiuguang Wang em Wikipédia

Os 12 maiores monumentos da engenharia de Paris

por Redação 360 | 26/07/2024 | Atualizado em 31/07/2024
Imagem reproduzida de Jiuguang Wang em Wikipédia
Engenharia 360

Paris é uma das cidades mais deslumbrantes do mundo, repleta de monumentos de arquitetura, sendo um verdadeiro museu a céu aberto. Este ano de 2024, os visitantes e fãs do esporte acompanham os Jogos Olímpicos enquanto podem conferir também um pouco da história da engenharia da capital francesa através das suas maiores obras-primas. Neste artigo do Engenharia 360, vamos embarcar em uma jornada pela cidade-luz, explorando esse destino imperdível.

Torre Eiffel

Começamos este texto com o maior ícone da engenharia francesa. A Torre Eiffel, projeto de Gustave Eiffel, Maurice Koechlin, Émile Nouguier e Stephen Sauvestre foi construída para a Exposição Universal de 1889 e é considerada um dos feitos de tecnologia que mais desafiou as convenções da época. Sua estrutura treliçada e aerodinâmica de mais de 300 metros de altura é composta de 18.038 peças de ferro forjado e pesa 10.100 toneladas, em modelo reticulado próprio para construções altas e resistentes a ventos fortes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A construção exigiu habilidades técnicas, utilizando métodos inovadores de montagem de obras metálicas. Era para ter sido desmontada depois de 20 anos, mas sua utilidade como torre de comunicação garantiu a permanência. Hoje, recebe milhões de visitantes anualmente e continua a ser uma maravilha tecnológica.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Abriljones em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Torre-Eiffel_%281%29.jpg

Veja Também:

Torre Eiffel: História da construção do ícone de Paris

Palácio do Louvre

O Louvre, de arquitetura renascentista, é o maior museu do mundo. Ele abriga um dos mais famosos museus de arte, com uma coleção que abrange mais de 9 mil anos de história da humanidade em 652.300 m² de área. O mesmo foi construído originalmente no século XII (ainda na Idade Média) para ser uma fortaleza, transformado como palácio e, finalmente, em museu em 1793.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale desatacar que a famosa pirâmide do Louvre foi projetada pelo arquiteto I.M. Pei e inaugurada em 1989. Ela é composta de 673 painéis de vidro e destaca a entrada principal do museu. Trata-se de um exemplo notável de engenharia moderna integrada a um edifício histórico.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Matthias Kabel em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Louvre#/media/Ficheiro:Louvre_Paris_from_top.jpg

Catedral de Notre Dame

A querida Notre Dame, localizada na Île de la Cité, é um dos mais importantes exemplos de arquitetura gótica - destaque para suas abobadas de ogiva, arcobotantes e vitrais, além de outras soluções de geometria física e engenharia. Ela foi construída entre 1163 e 1345. Já abrigou um dos maiores órgãos do mundo. E apesar do incêndio devastador de 2019, que destruiu parte de seu telhado e a famosa flecha, a estrutura permanece resistindo no horizonte de Paris.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Anyul Rivas em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris#/media/Ficheiro:South_facade_of_Notre-Dame_de_Paris,_August_2013_002.jpg

Veja Também:

Como um jogo pode ajudar a reconstruir Notre Dame?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Arco do Triunfo

A história da engenharia de Paris também ficou marcada pela construção do Arco do Triunfo, no centro da Praça Charles de Gaulle, entre 1806 e 1836. Projeto do arquiteto Jean Chalgrin para homenagear as vitórias militares de Napoleãom, a estrutura neoclássica de aço de 50 metros de altura e 45 metros de largura foi erguida sobre quatro pilares maciços adornados com inúmeras esculturas, exigindo técnicas avançadas de engenharia, como cálculos precisos de estabilidade e a utilização de andaimes e guindastes.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Jiuguang Wang em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_do_Triunfo_%28Fran%C3%A7a%29#/media/
Ficheiro:Arc_de_Triomphe,_Paris_21_October_2010.jpg

Panteão

O Panteão de Paris, em estilo neoclássico, projeto de Jacques-Germain Soufflot, foi inspirado no Panteão de Roma - destaque para suas abóbadas e arcadas, além da cúpula de 83 metros de altura sustentada por um tambor e por pendentes. Originalmente essa construção aconteceu entre 1758 e 1790, serviu como igreja dedicada a Santa Genoveva. Depois foi transformado em um mausoléu no final do século XVIII.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Roberta Dragan em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Pante%C3%A3o_%28Roma%29#/media/Ficheiro:Rome_Pantheon_front.jpg

Ponte Alexandre III

Agora um exemplar elegante do Art Nouveau. A Ponte Alexandre III, projeto dos engenheiros Joseph Cassien-Bernard e Gaston Cousin, foi construída em aço revestida em pedra e bronze entre 1896 e 1900 para a Exposição Universal de 1900, simbolizando as relações de amizade entre França e Rússia na época. Seus detalhes decorativos encantam demais, com esculturas ornamentais e mais detalhes dourados.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Eric Pouhier em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Alexandre_III#/media/Ficheiro:Pont_Alexandre_III.jpg

Pont Neuf

O Pont Neuf é a ponte mais antiga de Paris e a primeira ponte feita em pedra na cidade, com muita resistência e durabilidade. Ela foi construída no final do século XVI. E é exemplo de arquitetura renascentista, sendo ponto disputado para a contemplação da cidade.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Steve em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Pont_Neuf#/media/Ficheiro:Pont_Neuf_at_Sunset.jpg

Pont de Bir-Hakeim

No 15º arrondissement de Paris, a Pont de Bir-Hakeim em aço, projeto dos engenheiros Jean Résal e Amédée d'Alby, é uma ponte ferroviária e de pedestre. Ela foi construída entre 1902 e 1905 e se destaca por suas torres elegantes e detalhes geométricos.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Ponte de Bir-Hakeim em Wikipédia - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pont_de_Bir-Hakeim,_Paris_27_January_2018.jpg

Viaduto de Millau

O Viaduto de Millau, construído entre 2001 e 2004, é um importante exemplo de estrutura de ponte estaiada do mundo, em concreto e aço. Sua engenharia é impressionante. Idealizada pelos engenheiros Michel Virlogeux e Norman Foster, tem 343 metros de altura e é considerada obra-prima da modernidade.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Mike Switzerland em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/File:ViaducdeMillau.jpg

Ópera Garnier

A Ópera Garnier, projeto do arquiteto Charles Garnier, é um teatro de ópera suntuoso, um dos mais famosos do mundo. Foi construído entre 1861 e 1875 em estilo neorrenascentista. E chama atenção sua grande cúpula, auditório e sistemas de ventilação avançados para época.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Peter Rivera em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pera_Garnier#/media/Ficheiro:Paris_Opera_full_frontal_architecture,_May_2009.jpg

Grand Palais

Às margens do rio Sena, o Gran Palais, em estilo Beaux-Arts, projetado pelos arquitetos Henri Deglane, Albert Louvet, Albert Thomas e Charles Girault é um palácio de exposições impressionante. A engenharia de sua estrutura é notável, com grande cúpula de vidro e elementos de aço.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Gérard Ducher em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Grand_Palais#/media/Ficheiro:GD-FR-Paris-Grand_Palais.jpg

Centre Pompidou

Para fechar esta lista de engenharia de Paris, não poderíamos deixar de citar o Centre Pompidou, ícone de arquitetura moderna, abrigando o maior museu de arte moderna da Europa, além de uma vasta biblioteca pública. Projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, este edifício revolucionou a história da engenharia por seu design inovador, abordagem inerte e lógica tradicional, exibindo estruturas e sistemas no exterior. Já no interior, apresenta vastos espaços flexíveis, muito bem adequados para as exposições contemporâneas.

monumentos da engenharia de Paris
Imagem reproduzida de Leland em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Centre_Pompidou#/media/File:Pompidou_center.jpg

Enfim, Paris é uma cidade admirável, sobretudo para quem ama design. Cada esquina guarda um marco turístico e cultural que já testemunhou diversas realizações humanas - criativas, desafiantes e triunfantes - ao longo dos séculos. Visitar esses monumentos é uma viagem pela história da engenharia e da arquitetura, revelando a verdadeira essência da Cidade Luz.

Veja Também:


Fontes:

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo