Engenharia 360

Como Funciona o Processo de Hidrojateamento para Limpeza de Esgoto e Canos?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 05/07/2024 | Atualizado em 07/07/2024 4 min
Imagem reproduzida de Fortaleza Desentupidora

Como Funciona o Processo de Hidrojateamento para Limpeza de Esgoto e Canos?

por Simone Tagliani | 05/07/2024 | Atualizado em 07/07/2024
Imagem reproduzida de Fortaleza Desentupidora
Engenharia 360

Recentemente, a cidade de Porto Alegre enfrentou a maior enchente da sua história; milhares de imóveis foram afetados. Quando as águas baixaram e todos puderam retornar aos seus lares e empresas, começou o momento mais difícil de descarte daquilo que se perdeu. Mas as chuvas continuaram e, com isso, o lixo foi levado ao esgoto, entupindo as tubulações. Foi preciso que a prefeitura realizasse um serviço de hidrojateamento para desobstruir a canalização.

Mas, afinal, o que é esse serviço de alta tecnologia e quando ele é realmente recomendado? Respondemos estas e outras dúvidas no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é hidrojateamento?

O hidrojateamento é uma técnica avançada e eficiente de Engenharia Sanitária utilizada para a limpeza e desentupimento de redes de drenagem residenciais, comerciais e industriais. A mesma se vale de jatos de água de alta pressão para remover sujeitas e detritos (como raízes de árvores) que possam estar obstruindo tubulações e fossas. Aliás, essa é considerada a melhor solução para casos persistentes, superando outras abordagens em resultados e preservação das estruturas.

Hidrojateamento
Imagem reproduzida de Desentupidora Universal
Hidrojateamento
Imagem reproduzida de Advento Desentupidora

Como é realizado o hidrojateamento?

Antes de tudo, para realizar um processo de hidrojateamento em canos ou fossas é necessário o uso de equipamentos específicos, como caminhão hidrojato, bomba de alta pressão, carretel hidráulico e mangueiras resistentes. Justamente por isso, recomenda-se o serviço de profissionais treinados (e usando EPIs) para a execução do serviço - que deve ser realizado periodicamente, conforme as indicações de engenharia, para evitar problemas graves.

  • Num primeiro momento, a equipe técnica deve realizar uma inspeção minuciosa na rede de esgoto - até com câmeras, se preciso, para visualizar o estado das tubulações e identificar as obstruções.
  • Depois é inserida estrategicamente uma mangueira de alta pressão, atingindo toda a extensão encanamento entupido.
  • Após ligar a mangueira ao equipamento jato, é solta uma água em alta pressão (5.000 psi a 36.000 psi), que com a sua força deve remover todos os detritos presentes na tubulação. Os mesmos são empurrados pela própria rede, sem a necessidade de qualquer ação manual ou geração de resíduos sólidos.
  • Por fim, mais uma inspeção é realizada de modo a garantir que tudo esteja completamento limpo.

Veja Também: Caixa de Gordura e Caixa de Inspeção: Qual a Diferença?

Quando o hidrojateamento é indicado?

Obviamente, o hidrojateamento é indicado para limpeza profunda e abrangente de redes de água e esgoto quando houver sinais de entupimento em tubulações e fossas. Ao mesmo tempo, se identifica sinais de mau cheiro, água demorando para escorar os ralos e até transbordamento de esgoto. Claro que o ideal é, antes, prevenir a entrada de sujeiras e outros detritos nessa rede, que causem danos sanitários e prejuízos materiais significativos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Resumo dos benefícios do hidrojateamento:

  • Remove obstruções de todos os tipos.
  • Sem necessidade de quebrar encanamentos.
  • Sem produtos químicos, evita resíduos sólidos.
  • Sem faíscas, seguro em locais com risco de explosão.
  • Econômico para diversos tipos de estabelecimentos.
  • Reduz riscos sanitários.
  • Preserva a vida útil das tubulações.

O caso de Porto Alegre

O que aconteceu em Porto Alegre? Bem, num ato de desespero das pessoas e despreparo da prefeitura, se seguiu a orientação de colocar o lixo na rua para que fosse recolhido pelos caminhões da coleta pública. Mas a chuva voltou e levou para a canalização restos de móveis, troncos de árvores, animais mortos e muito mais. Isso chegou até mesmo às bacias de tratamento de água, comprometendo o abastecimento da população. Lamentável!

Veja Também: Quais as causas da inundação histórica de Porto Alegre?

Quais as razões para investir em manutenção preventiva?

Limpezas preventivas em redes de água e esgoto não apenas resolvem problemas imediatos, mas também previnem danos futuros, garantindo a eficiência e segurança de toda a infraestrutura de uma cidade. Especialmente o hidrojateamento torna-se mais benéfico, pois não necessita de produtos químicos, se valendo apenas da pressão e forma do jato de água. Só isso já é suficiente em muitos casos para solucionar entupimentos causados por acúmulo de gordura, resíduos sólidos, raízes de árvores e outros detritos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hidrojateamento
Imagem reproduzida de Vlomar Engenharia

Agora, além dessa técnica de engenharia, existem ações simples que podemos adotar e que devem ajudar bastante a manter as redes de água e esgoto das cidades funcionando corretamente:

  • Instalar e fazer a limpeza regular da caixa de gordura.
  • Não descartar resíduos sólidos, como absorventes, bitucas de cigarro e fios dentais, no vaso sanitário.
  • Não despejar óleo de cozinha na pia, mas sim coletá-lo em recipientes para descarte adequado.
  • Manter os ralos dos banheiros e lavanderias limpos.
  • Instalar ralos, grelhas e sifões em pias e tanques.
  • Não conectar as calhas de água de chuva diretamente à rede de esgoto.

Veja Também:


Fontes: Esgotecnica, Ecoserviços.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo