Recentemente, aconteceu em Austin, no Texas, mais uma edição do South By Southwest, um dos eventos de tecnologia e inovação mais prestigiados do mundo. Nesta SXSW 2024, o Brasil e a América Latina foram destaques com um projeto de inclusão social. Pesquisadores de Pernambuco apresentaram um novo modelo de tradutor simultâneo para LIBRAS (Língua brasileira de sinais). O mesmo foi selecionado como finalista na categoria Inteligência Artificial (IA). Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!
O projeto brasileiro na SXSW 2024
A iniciativa brasileira para o tradutor simultâneo de LIBRAS, hoje referência em responsabilidade social, partiu do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). Foram necessários 5 anos e 80 profissionais, incluindo designers, engenheiros, cientistas de dados e intérpretes, para aprimorar a proposta. Também foi realizada uma parceria com a empresa Lenovo, multinacional chinesa, para o desenvolvimento da tecnologia.
Enfim, se conseguiu um sistema inovador, que pode transcender as fronteiras linguísticas e culturais, promovendo como nunca a inclusão - através da acessibilidade e comunicação -, o que deve revolucionar a vida de milhões de pessoas surdas.
"Desenvolvemos a tecnologia de Inteligência Artificial por trás da função e um conjunto de dados representando um dicionário de LIBRAS. A partir disso, conseguimos fazer a tradução em duas vias." - revelou Vitor Casadei, gerente sênior de ciência de dados do Cesar.
Resumindo, com a IA, é possível identificar e contextualizar os gestos da língua de sinais, traduzindo-os em tempo real para português e vice-versa.
Veja Também: Google Tradutor: 3 dicas para aproveitar ao máximo esta ferramenta essencial
LEIA MAIS
As possíveis aplicações da nova tecnologia
O tradutor simultâneo de LIBRAS se vale de um avatar que reproduz os gestos humanos de forma realista. É fácil compreender a tecnologia; sua interface é amigável e intuitiva, compatível com diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. Nesse caso, a conversa é traduzida em tempo real, fazendo com que pessoas surdas e ouvintes possam se entender melhor, eliminando a distância entre a comunicação digital e a linguagem corporal.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
"A nossa pesquisa identificou que os surdos rejeitam avatares que não se parecem humanos. O nosso avatar surpreende as pessoas por sua semelhança com uma pessoa real." - destacou Casadei.
O tradutor simultâneo de libras tem potencial para gerar um impacto social significativo, promovendo a inclusão social e digital da comunidade surda. Em princípio, a tecnologia pode ser utilizada em diversos contextos, como:
- Atendimento ao cliente;
- Educação;
- Emprego;
- Saúde;
- Lazer.
A solução inovadora abre portas para um futuro mais inclusivo e conectado para a comunidade surda, permitindo que pessoas com deficiência auditiva participem ativamente da sociedade em igualdade de condições.
Os planos de expansão do projeto
Os cientistas têm planos de expandir o projeto do tradutor brasileiro para outras línguas de sinais além da LIBRAS, compartilhando o potencial dessa tecnologia com o mundo. Isso permitirá que todos nós possamos finalmente compreender culturas e comunidades surdas ao redor do globo. A apresentação no SXSW 2024 é apenas o começo desta jornada, cheia de esperança e progresso, e rumo a um mundo mais inclusivo e conectado.
Então, o que achou do tradutor simultâneo de LIBRAS finalista no SXSW 2024? Conhece outro exemplo da capacidade inovadora do Brasil? Compartilhe conosco na aba de comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também:
Fontes: Terra.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.