Todos nós estamos sofrendo hoje com as mudanças climáticas. E você, já pensou quem serão, no futuro, os principais agentes para a transformação da indústria de engenharia? Exato, os jovens! Muitos deles farão parte da nova geração de engenheiros no mercado, trabalhando para amenizar os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente. E a Shell está preocupada em como os jovens, em sua maioria, se opõem ao uso dos combustíveis fósseis.
Descubra como a Shell está atraindo jovens engenheiros para o futuro da energia sustentável, combatendo as mudanças climáticas com inovação e engajamento!
O debate ético sobre o direcionamento de publicidade de combustíveis fósseis aos jovens
Muitos especialistas da área das ciências afirmam que as atividades ligadas à indústria de combustíveis fósseis têm grande impacto nas alterações climáticas que vivenciamos. Ao mesmo tempo, empresas como a Shell tentam melhorar sua imagem perante os jovens, evitando que a nova geração deixe de consumir seus produtos de combustíveis fósseis. Mas pensa que isso está passando despercebido pelos ambientalistas? Não mesmo!
Vários ativistas climáticos e reguladores vêm criticando os modelos de sustentabilidade e publicidade adotados pelas petrolíferas. Claro que as companhias têm certa liberdade para anunciar seus negócios. Porém, estão sujeitos ao feedback do público, que está cada vez mais atento, exigindo respostas mais concretas dessas empresas poluentes contra o aquecimento global. E é claro que nossa sociedade tem a obrigação de informar os jovens sobre as alternativas de planos para a neutralidade de carbono.
São impactos indústria de combustíveis fósseis no meio ambiente e nas gerações futuras
- Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)
- Poluição do Ar
- Destruição de Ecossistemas
- Contaminação da Água
- Acidificação dos Oceanos
- Dependência Energética e Conflitos Geopolíticos
- Desigualdade Intergeracional
Não podemos envolver os jovens na destruição do seu próprio futuro. Em contrapartida, se nos preocupamos com o clima, devemos entender como conduzir os negócios para construir associações positivas com novas estratégias de engenharia sustentável e eco-friendly.
Veja Também: Por que o Brasil deseja investir em Gasolina sem Petróleo?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Estratégias a Shell está usando para atrair a atenção dos jovens e futuros engenheiros
O Engenharia 360 traz para este texto o exemplo da Shell, que está implementando diversas iniciativas para atrair jovens engenheiros:
- Jogos online imersivos e engajadores com foco em sustentabilidade: A Shell utiliza jogos online para melhorar sua imagem perante os jovens, associando sua marca a valores positivos.
- Patrocínios de influenciadores e atletas: A empresa patrocina influenciadores e atletas que promovem valores como responsabilidade ambiental e inovação.
- Contratação de especialistas em plataformas digitais: Para se conectar melhor com o público jovem, a Shell está agregando ao seu quadro de funcionários especialistas em plataformas como Instagram, TikTok, YouTube e Twitch.
- Campanhas de marketing digital: A Shell concentra suas campanhas de publicidade digital em produtos de combustíveis fósseis, associando sua marca a valores como realização pessoal e espírito comunitário, enquanto busca destacar seu compromisso com a transição energética.
Vale a pena refletir sobre essas estratégias da Shell, sobretudo quanto a sua efetividade em mudar percepções e alcançar público-alvo. Na medida que todas elas forem sendo colocadas em prática, podemos avaliar seu compromisso real com a sustentabilidade e o alinhamento de tais iniciativas com os esforços globais de combate às mudanças climáticas.
A resposta da Shell às críticas sobre suas estratégias de Marketing
Nos planos da Shell, a meta é gastar, até o final de 2023, US$ 270 milhões em publicidade global, com 58% desse valor direcionado para mídia digital. No momento, existe uma parceria entre a empresa e as plataformas Meta, YouTube, TikTok e LinkedIn. Aliás, a petrolífera é considerada como a maior gastadora em publicidade digital entre as empresas de combustíveis fósseis do mundo. Será mesmo?
A defesa da Shell para suas ações de Marketing é "buscar explicar seu papel na transição energética", embora as iniciativas de jogos não tenham contexto com impactos ambientais e se concentrem em produtos de combustíveis fósseis, não em energia renovável.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO