Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

9 competições de Engenharia que você tem de conhecer!

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 17/02/2016 5 min

9 competições de Engenharia que você tem de conhecer!

por Luciana Reis | 17/02/2016
Copiado!

As competições em Engenharia são formas de reunir alunos de diferentes estados e países com um objetivo em comum: difundir e aplicar os conhecimentos da área, através de uma forma saudável e desafiante. E não faltam exemplos de competições no Brasil e também no exterior, e o Blog da Engenharia separou alguns exemplos.

competicao-blog-da-engenharia

Imagem: EBC



Áreas distintas da Engenharia participam das provas, que têm o objetivo de proporcionar desafios reais aos estudantes, para além dos conhecimentos teóricos. Além do aprimoramento das experiências dos estudantes, há ainda novas possibilidades aos estudantes participantes, mérito pelo esforço empreendido, como o oferecimento de programas de estudos, estágios, bolsas e convites de trabalho de empresas.

+ Competição SAE Baja Series

Desde a década de 70, esta competição reúne estudantes de Engenharia, da área da mobilidade. As provas são exemplos de atividades extracurriculares criadas pela Society of Automotive Engineers (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), a SAE Intermational.  O objetivo é desenvolver um projeto, e reunir os conhecimentos adquiridos durante as aulas e habilidades distintas – neste caso, até conhecimentos de marketing são importantes. O resultado final é a criação de um veículo off-road, o Baja SAE.
No Brasil, esta competição é realizada pela SAE Brasil, em parceria com a Petrobrás. Com provas regionais e nacionais, as equipes também estão voltadas à criação de projetos na área de mobilidade automotiva.

+ SAE Aerodesign

Esta competição está voltada aos estudantes da área de mobilidade, destinada à construção de protótipos de aeronaves. Na competição nacional, os estudantes participam com o objetivo de alcançarem uma vaga na competição internacional. Entre os estudantes, participam os graduandos em cursos como Engenharia Aeronáutica, Automobilística, Mecânica, Eletrônica, de Materiais, Naval e Metalúrgica.
A competição internacional teve início em 1986, nos EUA, e  no Brasil começou em 1999. Na competição nacional, além da avaliação do projeto, são também analisadas as condições de voo do protótipo construído.
O trabalho dos estudantes exige, além de muito esforço, recursos e materiais de alta tecnologia para colocar o projeto em prática. Há equipes que participam em edições seguidas das competições, como a equipe Car-Kará Aerodesign, dos alunos de cursos de Ciências e Tecnologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

engenharia-aeronautica-blog-da-engenharia

Os Estudantes que participaram da Competição SAE Aerodesign Imagem: Divulgação

+ PetroBowl

Esta competição internacional já contou com diversas equipes brasileiras. Organizada pela Society of Petroleum Engineers, a SPE (Sociedade de Engenheiros do Petróleo), as provas objetivam reunir conhecimentos técnicos e não técnicos da indústria do gás e do petróleo, como é definido pela organizadora.
A competição tem crescido desde 2002, e as melhores equipes, as vencedoras das etapas regionais – que acontecem em países da África, Europa, América do Sul e Caribe, Oriente Médio, América do Norte e Ásia – se reúnem para a competição final. Em 2015, a competição aconteceu em Houston, EUA, e a equipe vencedora foi a representante da Universidade Nacional Autônoma do México.

+ Solar Decathlon

Para os Engenheiros Civis também não faltam oportunidades de competições. Uma das mais conhecidas é a Solar Decathlon, com o apoio do U.S Department of Energy, e que tem o objetivo de estimular os estudantes a criarem projetos voltados à construção de casas com o sistema de geração de energia a partir da luz solar, que sejam ecos-eficientes e com bom custo-benefício.

+ Competições apoiadas pelo Instituto Brasileiro do Concreto, o Ibracon 

O Ibracon organiza algumas competições em que futuros engenheiros civis são convidados a participar. O Concrebol é um dos exemplos. O objetivo desta competição é que as equipes construam uma bola de concreto, homogênea, resistente e que role de forma retilínea. Já o High Performance Color Concrete é uma competição que consiste na produção de materiais de concreto de elevada resistência e com uma coloração diferenciada. Ambas têm atraído cada vez mais estudantes da área. Além disso, são variados os exemplos de universidades que realizam suas próprias competições.

+ Intercollegiate Rocket Engineering Competition

A Intercollegiate Rocket Engineering Competition, organizada pela Experimental Sounding Rocket Association, a ESRA, é uma competição voltada aos estudantes da área de Engenharia Aeroespacial. A competição internacional é realizada nos EUA e o objetivo é desenvolver um foguete.
Entre as equipes participantes da competição está a Rocket Design, de estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA. Em 2015, a equipe ficou em segundo lugar, apenas atrás da equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT).
A primeira competição foi realizada em 2006 e as equipes brasileiras participam desde 2011. Esta é a maior competição na área desde 2014.

irec-blog-da-engenharia

Equipe do ITA, que ficou em 2 lugar na competição. Imagem: Arquivo Pessoal/Marcio Sena, por G1

+ TechCrunch Disrupt London Hackathon

Esta competição, mesmo não sendo especificamente da área da Engenharia, também recebe equipes com profissionais da área, o que mostra como as possibilidades de participação em provas é bem ampla. Trata-se de uma competição de desenvolvimento de softwares e projetos na área de tecnologia, organizada por um site norte-americano, o TechCrunch, que faz a cobertura de temas relacionados à tecnologia e empreendedorismo.
O último prêmio da competição foi destinado a uma equipe em que dois dos integrantes são estudantes de Engenharia brasileiros, da Universidade de São Paulo. A equipe de Rodrigo Fernandez, estudante de Engenharia Mecatrônica e Henrique Lopes, estudante de Engenharia Eletrônica, desenvolveu um software de música.

+ Maratona da Eficiência Energética

A 12ª Maratona da Eficiência Energética, de abrangência nacional, está programada para este semestre de 2016. O objetivo é criar um veículo econômico a partir do trabalho de equipes de diferentes universidades, seja ele um veículo elétrico, movido à etanol ou à gasolina. As provas costumam ser realizadas em kartródomos e os projetos, ao longo do tempo, foram crescendo e ganhando incentivos de empresas e patrocinadores.

+ European BEST Engineering Competition

Esta é uma das maiores competições europeias, que reúne equipes representantes de 88 universidades europeias. Para os estudantes com interesse em iniciar a graduação na Europa, esta é uma boa oportunidade de atividades. Na fase nacional, entre as atividades previstas está o estudo para o desenvolvimento de soluções em um estudo de caso desenvolvido por uma empresa, e em seguida os estudantes são desafiados a construírem protótipos em grupo.
Conhece outras competições imperdíveis para estudantes de Engenharia, no Brasil ou no exterior? Compartilhe conosco!
Referências: FEI, SAE Aerodesign International, Aero Car-Kará, Folha Vitória, PetroBowl, IREC, G1, Na Prática, EBEC Portugal, UTFPR, Solar Decathlon, UFRGS
 
 

Copiado!

Comentários