O processo de urbanização é cada vez mais crescente em cada canto do mundo. Segundo o IBGE (2010) a perspectiva é que a taxa de urbanização nas cidades Brasileiras em 2020 atinja 90%. Esse processo provoca redução de áreas verdes, principalmente devido a impermeabilização do solo ocasionada por construções e pelo emprego de manta asfáltica, o que potencializa os impactos negativos das chuvas nessas áreas.
1 – Telhados verdes
São lajes cobertas por vegetação, sua função é absorver temporariamente parte das águas das chuvas, reduzindo a velocidade de escoamento e provocando um atraso no pico de descarga. Esse sistema ajuda na diminuição da sobrecarga dos sistemas de drenagem.
2 – Pavimentos Permeáveis
Os pavimentos permeáveis possibilitam a redução da impermeabilização do solo. Pesquisas indicam que em áreas urbanas o percentual de água que consegue se infiltrar no solo é de apenas 5%.
Com a utilização dos pisos permeáveis, essa infiltração pode chegar a 100%, além de atuarem como filtro, melhorando a qualidade da água e reduzirem a erosão. Outra vantagem da utilização desse tipo de pavimento é que ele mantém a área útil do terreno.
3- Captação e reutilização da água das chuvas
Essa técnica consistente na coleta e armazenamento da água proveniente das chuvas, a partir de telhados, superfícies de terra ou cisternas. A água coletada deve ser utilizada para fins não potáveis, já que ela não passa por nenhuma espécie de tratamento. Alguns usos são, por exemplo, lavagem de veículos, limpeza externa, irrigação de jardins, entre outros.
Esse sistema se destaca pelo baixo custo de implantação, seu funcionamento automático e por coletar parte da água que iria para sistemas de drenagem, o que permite também sua aliviar o sistema, impedindo seu transbordamento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
4- Jardins de Chuva
São também conhecidos por Sistema de Biorretenção e consistem em pequenas depressões cobertas por vegetação em meio aos centros urbanos, que permite que a água se infiltre lentamente, tendo como função principal a redução do escoamento superficial. Essa medida, além de empregar ao meio urbano beleza paisagística, possui baixo custo econômico e ajuda na filtragem da água e direcionamento até o lençol freático.
5- Lagos Pluviais
São lagos construídos artificialmente em meio urbano, com o objetivo de receber parte da drenagem pluvial, diminuindo a incidência de inundações urbanas. Devem ser projetados de modo que o volume excedente das chuvas seja previsto para que não ocorra seu transbordamento. Além disso possibilitam a captação de sedimentos e detritos, auxiliando na qualidade da água dos rios e córregos já existentes.
O que acham dessas medidas? Elas já são empregadas na sua cidade ou no seu bairro?
Vou deixar aqui para vocês algumas de nossas matérias ligadas ao assunto:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Pavimentos permeáveis prometem diminuir significativamente as inundações urbanas
- Estudo mostra que o aquecimento global pode aumentar as inundações (e os números são alarmantes)
Fontes: Summit Mobilidade Estadao, Tiepo et al (2014)
Comentários
Luana Espindola Ribeiro Aguiar
Engenheira Civil; formada pela Universidade La Salle; trabalha como coordenadora de planejamento e controle de custos, com foco em gestão corporativa, construção civil e engenharia de custos.