A Engenharia de Telecomunicações está relacionada ao planejamento, projeto, operação e manutenção de sistemas eletrônicos e de telecomunicações. O objetivo é garantir a comunicação por meio de sistemas como telefonia, rádio e televisão e a transmissão de dados em redes de computadores.
Como é a faculdade de Engenharia de Telecomunicações?
A Engenharia de Telecomunicações é voltada para a formação de profissionais que irão trabalhar no planejamento, na operação e manutenção de sistemas de telecomunicação. Com base elétrica e eletrônica, o curso é voltado para a atuação com diferentes sistemas, como de telefonia, de rádio e TV, de computadores e redes sem fio.
O curso de Engenharia de Telecomunicações tem em sua base os fundamentos da Engenharia Elétrica, o que permite, inclusive, a construção de aparelhos de telecomunicação e a manutenção dos sistemas por parte do engenheiro.
O que se aprende no curso?
Entre as matérias encontradas na grade curricular estão álgebra, física, desenho, eletrônica, sinais e sistemas, economia e redes de telecomunicações.
O curso de Engenharia de Telecomunicações tem duração de 5 anos, com estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso. Há a possibilidade de formação em um curso tecnólogo, além das diferentes ênfases nos cursos de graduação, alguns deles voltados para redes e sistemas de telecomunicação, outros mais voltados ao planejamento e supervisão dos serviços de telecomunicação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quais as principais matérias da grade?
São algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Engenharia de Telecomunicações:
- Algoritmos
- Cálculo
- Circuitos Elétricos
- Comunicação Móvel
- Eletromagnetismo
- Eletrônica
- Física
- Geometria Analítica
- Linhas de Transmissão
- Probabilidade e Estatística
- Química
- Radiofrequência
- Redes
- Sinais Analógicos
- Sinais Digitais
- Sinais Óticos
- Telecomunicações
Principais faculdades com o curso
Reconhecidas pelo MEC e avaliadas pelo Guia do Estudante:
- Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais (foi neste Instituto que teve início a primeira turma de Engenharia de Telecomunicações, em 1965).
- Universidade de Brasília (Unb), no Distrito Federal (curso Engenharia de Redes de Comunicação).
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Lagoa Nova.
- Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações).
Detalhes sobre o mercado de trabalho
Com o crescimento do 4G e os avanços tecnológicos, esta é uma carreira com demanda contínua por profissionais, mesmo em tempos de crise. É necessário se qualificar devido à competitividade no mercado e às mudanças constantes em tecnologia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No Brasil, a região Sudeste e a Zona Franca de Manaus são alguns dos já estabelecidos mercados para os profissionais, e há um crescimento como um todo também na região Norte e Nordeste.
O que o profissional faz
Além de trabalhar na implantação, operação e manutenção das redes de telecomunicação, o engenheiro também é responsável pelo cabeamento, captação e transmissão de sinais e dados digitais, por fibras óticas e satélites.
Entre as possibilidades de área de atuação, destacam-se empresas que prestam serviços de telecomunicação, voltados para a tecnologia da mobilidade, incluindo a telefonia fixa e móvel, redes de computadores, de transmissão radiofônica e televisiva, e também com o fluxo de dados.
A indústria eletrônica é também um setor com oportunidades para os engenheiros de telecomunicações, justamente pela base de formação. Órgãos públicos e instituições de pesquisas são também campos de atuação possíveis.
Principais áreas de atuação
O engenheiro de telecomunicações é um profissional que se dedica ao estudo e aplicação de tecnologias de comunicação, tanto para fins civis quanto militares. O mesmo pode atuar com o desenvolvimento de sistemas de comunicação, como redes de telefonia e Internet; manutenção e reparação de sistemas de comunicação; pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação; gestão e consultoria para empresas do setor, bem como a governos e organizações internacionais.
Perspectivas de salários
De acordo com dados de 2022, hoje quem trabalha como Engenheiro de Telecomunicações ganha em média um salário de R$ 7.738,00.
Fontes: Guia do Estudante, Guia da Carreira, IG Guia de Profissões.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.